Cidália Pinto tem 33 anos e é natural de Marco de Canaveses.
Trabalha no departamento comercial e vendas.
É dinamizadora cultural da biblioteca de Vila Boa de Quires e Maureles.
Mãe de um menino de 5 e de uma menina de 2 anos.
O seu primeiro livro publicado é "Borboletas no coração".
Colaborou com a participação em cinco colectâneas de contos e poesia.

Olá Cidália, é um gosto poder conhecer-te melhor e apresentar-te aos seguidores deste espaço, para começar: Como que é que te iniciaste na escrita? Olá, Letícia. O gosto é todo meu. Sempre gostei muito de ler, mais do que escrever. Em 2010 passei uma fase complicada emocionalmente e comecei a escrever mais assiduamente, como forma de me tentar abstrair.
Qual o sentimento que te domina quando escreves? Tranquilidade.
O que é que a escrita mudou em ti, enquanto pessoa? Mais que mudar, fez-me ter percepção de um “Eu” que  desconhecia.
E enquanto escritora, o que tens aprendido? Que estamos sempre a aprender e insaciados.
Tens algum ritual de escrita? Sempre que tenho vontade, mal tenha oportunidade escrevo. Mas gosto de escrever à noite.
Como definirias esta arte na tua vida? Parte da minha vida.
A escrita é para ti, uma necessidade ou um passatempo? Necessidade.
O teu primeiro livro publicado chama-se “Borboletas no Coração”. Podes falar-nos um pouco dele? É muito “Eu”, Inspirado na infância, nas pessoas da minha vida, dos amores, não só os meus, mas como vejo o amor nos outros.
Como surgiram as ideias para compor este livro? As minhas gravidezes foram de risco, nessas alturas escrevi várias coisas, por sugestão dos meus pais decidi escolher alguns textos e enviar à editora.
Quais os trabalhos que já realizaste no âmbito da escrita, para além deste romance? Cinco trabalhos em conjunto (colectâneas), no âmbito da poesia. Um, inclusive, com autores brasileiros, onde fui a única portuguesa :)
A tua escrita é ficcional ou tem conotação pessoal? Até alguns contos, que supostamente são fictícios, tem o que sinto neles. As personagens, quando as há, têm muito de mim.
Gostas de ler? Consideras importante ler para se escrever bem? Gosto muito. E considero muito importante.
Como encaras o processo de edição em Portugal? Há muitas pessoas com vontade de editar e talvez algumas editoras apenas com vontade de somar.
Além da escrita, que outras paixões, nutres que te completam enquanto pessoa? Ser mãe é a melhor de todas. Sou dinamizadora cultural da Biblioteca da minha freguesia, também. Gosto de desenhar, pintar, estar com e em Natureza...
Quais os temas que gostas de abordar quando escreves? O emocional, a Pessoa, tudo que envolve o emocional das pessoas.
Se só pudesses ler apenas um único livro para o resto da tua vida, qual seria o “privilegiado”? O que mais vezes li, até hoje, foi "O Monte dos Vendavais” da Emily Bronte.
Pensas em publicar novamente depois deste romance? Sim. Estou a trabalhar para isso :)
Se tivesses de escrever outro género literário, a qual desafio te proporias? O Romance… tenho sentido uma enorme vontade de arriscar.
Imagina a tua vida sem a escrita, como seria? Eu não consigo viver sem comunicar, e escrever é uma das formas em que me sinto mais à vontade para fazê-lo… (não dá para imaginar)

Apenas numa palavra, descreve-te: Indefinível (;))


Sinopse
A vida é uma lagarta com asas: Rasteja e voa.