Fúria, de Dalai Lama (COMPRAR AQUI) é uma recente publicação da Marcador Editora.
Dalai Lama proferiu uma série de 20 palestras sobre o budismo contemporâneo, no Centro de Estudos Budistas da Universidade de Stanford, e este livro nasceu a partir da compilação da entrevista concedida pela Sua Santidade, Dalai Lama a Noriyuki Ueda, um conhecido escritor, orador e antropólogo cultural japonês.
Nesta obra são explorados alguns sentimentos e emoções que temos como negativas, tais como a fúria, o apego e a competição, contudo, através de uma abordagem simples e direta, Dalai Lama explana sobre estas mesmas emoções, explicando-nos que, apesar da conotação negativa a elas associadas, é possível tirar um partido positivo das mesmas.
A fúria quando utilizada de um modo compassivo é essencial, sobretudo, quando existem sentimentos de injustiça social a ela associados. A partir do momento em que nos deixamos enfurecer por uma injustiça e essa fúria só é demovida quando essa injustiça é quebrada, então a nossa fúria é positiva.
Além da explicação sobre a importância da fúria nas nossas vidas, Dalai Lama disserta também sobre o budismo contemporâneo e a atitude dos monges atualmente, que, em muitos casos, não está de acordo com o verdadeiro sentido da religião em si.
Este é um livro pequeno, mas cheio de significado, com uma mensagem forte para o leitor, que prima pela simplicidade.
Uma leitura:
0 Comentários