Quem por aqui é fã da maravilhosa colecção "Uma Aventura" das autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada?


Pois é, abril começou em grande com o lançamento de um novo volume deste fantástico grupo de amigos, Uma Aventura no Fundo do Mar (COMPRAR AQUI).

Teresa, Luísa, Pedro, Chico e João estão a desfrutar de umas férias por terras algarvias quando Chico se depara com um vizinho, o Artur, que em todas as circunstâncias da sua vida esteve presente e o defendeu. 

No entanto, este estranho vizinho não agrada ao restante grupo, o que leva o Pedro a permanecer cheio de dúvidas e reticente quanto às boas intenções de Artur. Mas as gémeas acabam por convencê-los de que Artur não é perigoso.  

E assim, o Artur leva-os a conhecer o Zoomarine e conta-lhes a história da tartaruga Oculus, que foi resgatada e será devolvida ao seu habitat em alto-mar, com a ajuda de mergulhadores profissionais que embarcarão numa missão ao fundo do mar para recolher o plástico de um navio afundado que coloca as espécies marinhas em perigo. 

Os heróis não hesitam em navegar também eles nesta aventura, mas aquele que seria um momento perfeito, uma acção de voluntariado digna e sem igual, torna-se um perigo iminente para os cinco amigos. 

Os mergulhadores estão envolvidos em tráfico de droga e os jovens acabam apanhados nessa teia maléfica, na qual terão de pôr as suas forças à prova para escaparem.

Após a descoberta da droga, de um francês sequestrado no seu próprio veleiro e de uma luta renhida entre os protagonistas com os malfeitores, ainda pairam dúvidas sobre o Artur que, são dissipadas na reta final da narrativa, quando os traficantes são encontrados pelo grupo e pela polícia e a sua cabecilha, Zilda, uma mulher nada simpática, é descoberta e travada.

Quando tudo se resolve, este grupo fantástico ganha a oportunidade de nadar com os golfinhos no Zoomarine e embarca de novo, mas desta vez, no veleiro do Pierre.

Estas personagens já fazem parte das nossas vidas e é muito bom reencontrá-las a cada novo volume. No fim da história, à semelhança do que se sucedeu em títulos anteriores, as autoras dão a conhecer o que é real na história e mostram ao leitor aquilo em que se inspiraram para a escrever. 

Com uma linguagem simples e direta, este é um livro que não serve apenas para entreter e divertir o leitor, mas também para consciencializar sobre a vida marítima e os perigos que as espécies marinhas enfrentam devido ao plástico, que nós produzimos e usamos sem contenção. 

Uma leitura: