A Guerra Aqui Tão Perto de Monica Hesse (COMPRAR AQUI), autora do livro multipremiado A Rapariga do Casaco Azul foi publicado recentemente pela Topseller #Bliss.

Este livro é marcado por um tema ao qual nos é impossível ficarmos indiferentes; a II Guerra Mundial.

A história é narrada na primeira pessoa do singular pelas protagonistas Margot e Haruko, de forma intercalada.

A família de Haruko é japonesa e a família de Margot é alemã. Os seus países estão em guerra, e no campo do Texas, onde as suas famílias se refugiam, os alemães e os japoneses vivem separados.

Logo no início da narrativa, acompanhamos a viagem de Haruko com a família até ao campo. Elas ainda não sabem bem o que as espera, mas um misto de emoções já tomou conta desta adolescente. Margot cruza-se com Haruko à sua chegada e a primeira impressão que tem de Haruko é que esta está triste e isso faz com que Margot não se sinta tão estranha.

Margot frequenta a escola americana, ao invés da escola alemã porque o seu pai acredita que a educação da escola alemã não é tão rigorosa e correta quanto a educação na escola americana, é por isso que, sem contar, Haruko se descobre na mesma turma de Margot.

É quando uma tempestade de areia acontece e as duas raparigas precisam refugiar-se num amarzém de gelo que ocorre o primeiro contacto entre elas. Haruko vê em Margot uma amiga que a escuta e com quem consegue ser ela própria. Margot mantêm-se sempre reservada porque vê em Haruko a sua escapatória do mundo real. A amizade secreta destas duas jovens é comovedora e terna, e marca-nos profundamente ao longo da leitura.

Quando no campo é inaugurada a piscina e todos se reúnem para comemorar e nadar, uma reviravolta surge para perturbar o enredo e compreendemos que a verdade é que quando queremos proteger aqueles que amámos somos capazes de feitos impensáveis.

Esta história intensa e intrigante da primeira à última página, é uma mensagem de amor à família, uma mensagem de amizade, de como se sobrevive em tempos de guerra quando se tem uma mão que nos agarre e suporte.

Uma leitura que recomendo, pela sua simplicidade e pela sua verdade sobre o amor.

Uma leitura:





Outras publicações relacionadas: