segunda-feira, 29 de abril de 2019

O Filme da Minha Vida de Maite Carranza

O Filme da Minha Vida de Maite Carranza (COMPRAR AQUI) é um livro emocionante publicado este mês pela Fábula, chancela da 20|20 editora. 

Direcionado para o público juvenil, este livro integra a coleção Estrelas da Literatura Juvenil, apesar disso, a sua história tão atual e comovente deveria ser lida por todos, sem exceção.

Maite Carranza apresenta-nos uma narrativa contada em primeira pessoa por Olívia, uma menina de doze anos que vive em Barcelona com a mãe, Ingrid, uma reconhecida atriz, e com o seu irmão de sete anos, Tim. 

Esta família de três leva uma vida pacata e confortável. Ingrid é conhecida pelo seus trabalhos como atriz que garantem a subsistência desta família, no entanto, não imunes à crise económica que se alastra pelo país, Ingrid não consegue arranjar um novo trabalho, e à medida que os recursos vão escasseando, a situação torna-se intolerável, levando a que esta família se depare com uma ordem de despejo.

Para sobreviver a toda esta situação e numa tentativa improvisada de proteger o irmão mais novo, Olívia diz-lhe que uns produtores de Hollywood estão a rodar um filme secreto nas suas vidas e à medida que os acontecimentos se vão sucedendo, Olívia convence Tim de que há um guião por detrás de todos os desastres que assolaram a família e atesta que nada do que vivem é real.

Os dois irmãos vêm-se agora obrigados a mudar-se para um bairro social, a frequentar uma escola interracial e Olívia aceita o papel de mãe, tentando ao máximo manter a casa e a família em ordem para evitar que ela e o irmão acabem por ser entregues a uma família de acolhimento. Com a mãe atirada para uma cama de hospital, subjugada por uma grave depressão, e o tempo a contar, esta pequena grande mulher, vai-se mantendo resiliente e mostrando a todos aqueles que a rodeiam, incluindo ao leitor que a lê, que é importante acreditar que somos nós quem escrevemos o guião do filme das nossas vidas.

A linguagem da autora é simples e concisa o que torna a leitura muito fluída. Os capítulos são curtos e cativantes. E cada uma das personagens que compõem este enredo é de extrema relevância. 

A mensagem da obra é atual e prende o leitor, sobretudo, graças aos protagonistas jovens e tenazes que nos marcam e partilham connosco valores importantes, tais como, a perseverança, a entreajuda, a união e a coragem. 

Uma obra para meninos e para crescidos.



fonte: Fábula
Sobre a autora

Maite Carranza nasceu em Barcelona, onde sempre viveu, e formou-se em Antropologia. Após alguns anos como professora, começou a escrever argumentos televisivos e literatura.
É autora de mais de 50 obras, algumas das quais distinguidas com importantes prémios literários, como o Critic Award de Serra d'Or. O seu importante contributo para a literatura espanhola foi distinguido com o Premio de Literatura en Lengua Castellana Miguel de Cervantes. O Filme da Minha Vida venceu o prémio El Vaixell De Vapor.



Uma leitura:







Sem comentários:

Enviar um comentário