Do Outro Lado do Espelho de Teresa Procopiak (COMPRAR AQUI) é um surpreendente relato em primeira pessoa, daquele que foi considerado um dos casos mais graves de anorexia já existentes.

Teresa Kopp, também comummente conhecida como a sósia da Irina Shayk, é uma modelo, formada em Psicologia, que durante dez anos da sua vida foi vítima de uma perturbação alimentar e cujo relato pungente e carregado de emoções é uma verdadeira lição de vida para todo e qualquer leitor.

Teresa apresenta a anorexia quase como uma entidade, entidade essa que a subjuga e controla e que, por conseguinte, lhe rouba dez anos da sua existência, toldando parte da sua adolescência e o início da fase adulta. 

Através de uma narrativa bem construída, a autora partilha com o leitor a sua história de vida desde os primórdios.

Filha de pais diplomatas, viveu em diversos locais e sempre de um modo confortável. No entanto, a sua infância ficou marcada pelo bullying na fase escolar, o que levou a que a Teresa tivesse problemas de integração nesse ambiente, ainda assim, sempre foi uma aluna meritória.

É fácil identificarmo-nos com o relato da autora, pois em algum momento todos já vivenciamos situações semelhantes, sobretudo em ambiente escolar, e acredito que seja importante debater um tema tão sensível como o bullying e procurar, acima de tudo, modos eficazes de o combater. 

A par desta situação, a relação com o seu corpo sempre foi complicada; alta, magra, de olhos exóticos e pele clara, Teresa sentiu grande dificuldade em aceitar-se e, sem que algo o pudesse prever, uma frase dita no momento errado, viria a despoletar uma perturbação alimentar, a anorexia, ou Ana, como a Teresa a trata.

Quem já sofreu com algum tipo de perturbação alimentar sentir-se-á próximo da autora e da sua história, em algum momento das nossas vidas, experimentamos atitudes e temos pensamentos, muitas vezes involuntários, relacionados ao nosso corpo, à nossa alimentação e à nossa auto estima. 

Há muitas Anas ao redor do mundo e é doloroso constatar que elas surgem nos locais menos esperados e com forças demolidoras. 

A Teresa através da sua história, mostra-nos o efeito que a anorexia teve não apenas na sua vida, mas também no seio da sua família. Quando uma perturbação surge não abala apenas uma divisão da casa, mas sim toda a sua estrutura, contudo, com as suas palavras e a sua fé, a autora torna-se uma sobrevivente, e é essa a mensagem valiosa que transmite a quem a lê.

A importância de nos aceitarmos, de termos fé, de nos mantermos unidos. Todos caímos, mas o que nos distingue são as armas que usamos para nos reerguermos. 

Uma leitura: