O Coração Vive de Sorrisos de Carolina Cruz é um romance onde o amor e a diferença caminham de mãos dadas, isto é, a autora apresenta-nos cinco histórias, marcadas pela diferença e também pelo preconceito, mas que nos provam que o amor acontece, até nos lugares mais inóspitos - claro, aos olhos da sociedade - e vence.

A narrativa está dividida em cinco partes, ou seja, cada uma dessas partes retrata uma história de amor, e o que faz a ligação entre cada uma destas histórias é, de facto, o tema que a Carolina escolheu para abordar neste seu primeiro livro.

Os protagonistas destas histórias tão doces e importantes são: o Cláudio que tem paralisia cerebral. A Alice cuja vida está marcada pela Síndrome de Down. O Samuel que tem esquizofrenia. A Madalena com Síndrome de Tourette e a Maria Inês com Síndrome de Asperger. 

Estes protagonistas, apesar das contrariedades da vida, mantêm-se firmes e encontram sempre razões para sorrir. São otimistas, perseverantes e apaixonados pela vida. Estas características são comummentes a todos, e é este espírito de positividade que faz com que facilmente sintamos empatia com as personagens que nos são apresentadas. 

A escrita da autora é simples, acessível e dotada de grande sensibilidade. 

É uma história que se lê com facilidade e que nos marca profundamente pelos temas abordados. Temas que ainda são tabu na nossa sociedade, alguns deles, até, motivo de chacota. Temas que a Carolina retrata com simplicidade e amor. O amor está patente em tudo o que a autora escreve, seja nas redes sociais, ou no seu blogue. Este livro é um retrato da sua escrita!