Dois Guardam Um Segredo é o novo título da autora Karen M. McManus que em 2018 conquistou os portugueses com o seu primeiro livro "Um De Nós Mente", um thriller young-adult com uma boa dose de mistério e jovialidade.

O sucesso repete-se agora com esta nova estreia, lançado este mês com o selo da Gailivro, chancela da Leya. 

Neste novo livro, acompanhamos os gémeos Ellery e Ezra, que acabaram de se mudar para Echo Ridge para viverem uma temporada com a avó, enquanto a mãe se recupera numa clínica de reabilitação.

A narrativa, toda ela envolta em mistério, é muito dinâmica e aguça a nossa veia de leitores detetives. 

Ao chegarem a Echo Ridge, os gémeos logo se deparam com um atropelamento e fuga, mas a verdadeira história começa a desenrolar-se quando percebemos que a irmã gémea da mãe, Sarah, que desaparecera há cerca de vinte anos e que os diversos crimes e atos de vandalismo que desde então têm acontecido, estão, de certo modo, todos ligados, embora nos seja difícil captar qual a ligação entre todos estes casos. 

Este é daqueles livros que não conseguimos largar. Um dia foi o tempo necessário para esta leitura, que me agarrou até ao derradeiro final. 

A história é narrada de forma alternada, por Ellery, a gémea Corcoran e nova habitante de Echo Ridge e por Malcolm, irmão de Declan, ex-namorado de Lacey, a jovem assassinada há cinco anos e único suspeito da morte. E assim, temos a possibilidade de conhecermos a história através de duas diferentes perspetivas, criamos empatia com os personagens, gostamos deles com extrema facilidade e torcemos para que tudo corra pelo melhor.

A construção da narrativa, coesa e simples, com uma linguagem jovial e acessível conferem dinamismo à leitura. Cativam-nos! Absorvem-nos! 

Como já mencionei anteriormente, estamos perante um livro muito ao estilo de séries como Pretty Little Liars, Gossip Girl e Riverdale, das quais sou fã. 

O derradeiro final surpreende porque é imprevisível e muito bom!

Tal como se sucedeu com o título anterior, também este venceu as cinco estrelas, pela história, pela forma como me manteve ansiosa ao virar de cada página. 

É isto que se espera de um livro, de um bom livro.