Olá, Ana Rita. É um gosto poder conhecer-te melhor e apresentar-te aos seguidores deste espaço, para começar: Como que é que te iniciaste na escrita?
Olá, antes de mais deixe-me agradecer-lhe a oportunidade que me está a dar na divulgação do meu livro…
Respondendo às suas questões…
Desde sempre que o meu gosto pela escrita existiu, recordo-me que na altura em que andava na escola os professores pediam para escrever histórias e eu adorava, no entanto nunca valorizei a escrita ao longo dos anos…
Os anos foram passando até que com 25 anos na altura em que me tornei mãe, achei que seria engraçado escrever uma história sobre ela para oferecer aos convidados por ocasião do seu batizado…4 anos depois, quando nasceu o meu Salvador achei que seria engraçado escrever uma história também para oferecer, no entanto, desta vez quis realizar uma história infantil com ficção para as crianças, mas tendo por base a história verdadeira e as passagens que aconteceram ao longo da gravidez, assim escrevi “Uma estrela brilhante”, uma história escrita com o coração e ilustrada pela minha princesa.

Qual o sentimento que te domina quando escreves?
Quando escrevo levo o coração e a emoção na ponta da caneta, com a escrita liberto-me e deixo-me levar por aquilo que de melhor existe em mim, mesmo nas alturas que me sinto mais em baixo, a escrita ajuda-me a libertar tudo o que estou a sentir, e, nessa altura sinto-me realmente realizada e feliz…

O que é que a escrita mudou em ti, enquanto pessoa?
Penso que a escrita enquanto pessoa não mudou nada em mim, pois continuo a ser a pessoa que sempre fui, sou uma pessoa simples e não acho que por escrever sou mais do que alguém, apenas tenho a facilidade de escrever o que me vai no coração…

E enquanto escritora, o que tens aprendido?
Agora que dizem que sou escritora espero sinceramente que a minha escrita ajude todos aqueles que a leem a libertarem-se e a serem mais felizes… Gosto quando me dizem que a minha escrita tem boa energia… sinto que realmente estou no caminho certo, pois tenho como objetivo de vida gerar sorrisos e boa disposição… Quando acreditamos coisas boas acontecem e eu acredito todos os dias que com a escrita irei muito longe… A minha viagem enquanto escritora ainda está muito no início, no entanto, todos os dias aprendo algo novo e genuíno, aprendi principalmente que o amor move montanhas… pois foi com amor que esta história foi escrita e é com amor que todos os dias a apresento nas escolas, o feedback tem sido maravilhoso…
Os sorrisos que recebo de todas as crianças e pessoas que assistem à apresentação do livro são maravilhosos e os abraços que daí surgem fazem com que acredite que realmente é possível fazer o mundo todos os dias um bocadinho melhor, afinal são as pequenas coisas que fazem a diferença…

Na tua biografia denota-se uma grande ligação à arte e à família. Qual a importância da arte e da família na tua vida?
Desde muito cedo que a arte esteve presente na minha vida, os desenhos, os teatros, os trabalhos manuais sempre estiveram comigo desde que me lembro… bem pequenina fazia teatros, danças, trabalhos manuais para apresentar e ofertar á família que sempre me apoiou nesta minha aptidão. A criatividade sempre me foi incentivada por todos.
Quanto à família, ela é sem dúvida nenhuma o meu pilar desde o primeiro dia, é com ela que todos os dias eu choro, rio, barafusto, abraço… A minha família é o combustível diário que necessito para acreditar que amanhã vai ser melhor que hoje, sem ela tudo isto que está a acontecer neste momento da minha vida não era possível.

Publicaste, sob a chancela da Emporium, o livro “Uma Estrela Brilhante”. Podes falar-nos um pouco sobre ele?
O livro “Uma Estrela Brilhante” é um sonho tornado realidade, ele fala-nos de um menino chamado Salvador que vivia sozinho numa pequena estrela brilhante, Salvador tinha o sonho de ser um menino de verdade e ter uma família. Um menino corajoso que arriscou e nunca desistiu do seu sonho até o conseguir alcançar… É um livro de incentivo a nunca desistirmos dos nossos sonhos por mais difícil que o caminho seja… Ainda é muito importante referir que este livro é todo ilustrado pelos magníficos desenhos da minha filha Anita de 9 anos, o que me orgulha e enche o coração!

COMPRAR AQUI

É um livro voltado para o público infantil. O que te levou a escrever para esta faixa etária?
Sou animadora sociocultural e o trabalho com crianças e idosos sempre me fascinou, o livro ser direcionado para crianças deveu-se ao fato de eu querer presentear os meus filhos com algo feito por mim para eles que são crianças e que estão na idade de sonhar e não desistirem dos seus sonhos. Por outro lado quis incentivar a leitura, acho que a leitura é extremamente importante em todas as idades, mas na infantil é um incentivo à cultura e à criação de um mundo melhor.

A tua escrita é puramente ficcional ou está intimamente ligada a ti?
Por norma tudo aquilo que escrevo está intimamente ligado a mim, quer sejam vivências minhas quer situações que me tocaram de alguma maneira…Eu escrevo com o coração…

E como tem sido a reação dos leitores face a este trabalho?
O feedback tem sido fantástico, as crianças têm vibrado com a história nas escolas, os sorrisos, os abraços, o carinho recebido, fazem-me crer que foi algo surpreendentemente bem conseguido, o que me deixa muito feliz…
Sou animadora sociocultural de profissão e desde a minha ida ás escolas, as festas de aniversário têm surgido, e a minha chegada às festas é sempre vista como a menina da estrela brilhante o que me orgulha imenso…
Receber telefonemas de pais a dizer que os filhos adoraram a história e querem um livro para eles é um sentimento sem explicação…
Ouvir crianças a dizer que vão guardar a semanada para comprar o livro é sem dúvida o sonho realizado quer pela leitura que incentivei, quer pelo trabalho que efetuei e que deu os seus frutos. É extremamente gratificante, sinto que realmente o caminho é este, gerar sorrisos é aquilo que quero fazer hoje amanhã e depois.

E como está a correr a tua experiência no mundo editorial?
O mundo editorial tem sido uma verdadeira surpresa, tenho realizado feiras do livro, e aquilo que recebo dos leitores é fantástico, chegarem até mim porque querem o meu livro emociona-me cada vez que isso acontece.

Já realizaste outros trabalhos no âmbito da escrita? Quais?
No âmbito da escrita tenho realizado alguns textos para um blog de escritores “Páginas Partilhadas” e adoro… Todos os meses é nos dado um tema para escrever, posto isto os textos vão sendo publicados ao logo do mês seguinte…
A criatividade, o desafio é o que me incentiva a escrever mais e mais sem vontade de parar de percorrer este caminho que tem sido tão bonito…
Há poucas semanas comecei também a colaborar com outro blog intitulado de “Histórias com 77 palavras” giríssimo e desafiante, no qual temos de escrever uma história com 77 palavras não mais….
É, nos dado o tema ou as palavras que deve conter, a partir daí o céu não é o limite…
Nunca pensei que o mundo das letras fosse tão bom para viver e ser feliz…

Gostas de ler?  Se só pudesses ler apenas um único livro para o resto da tua vida, qual seria o privilegiado?
O gosto pela leitura apesar de fomentado nunca foi uma parte favorita, no entanto acho que se tivesse de escolher um livro para a vida não o conseguiria fazer pois em cada livro lido é retirada uma frase, um sentimento, uma ideia que fica para o nosso dia-a-dia como aprendizagem.

Quais os temas que gostas de abordar quando escreves?
Não tenho temas favoritos para escrever gosto de escrever com o coração apenas, o tema esse não é prioritário desde que escreva o que sinto acerca do que estou a escrever.

Pensas em publicar novamente?
Claro que penso em publicar novamente, inclusive já estamos a preparar o próximo livro também infantil, a minha artista já está a desenhar acerca do amor que nos une uma à outra…
É um livro de amor onde existe um alerta para as crianças no que se refere ao abuso infantil.
Ainda está tudo embrionário no entanto o objetivo é publicá-lo a seu tempo...

Se tivesses de escrever noutro género literário, a qual desafio te proporias?
Escrever noutro género é algo que me entusiasma, talvez reunir uma série de textos escritos por mim e fazer um livro de pensamentos, confesso que é algo que penso, uma vez que os leitores destes textos dizem falar muito ao coração e transmitirem algo.

O que é que os leitores podem esperar de ti para o futuro?
O futuro é algo que me espera de braços abertos e acredito que coisas boas surgirão nesta minha paixão tão recente. Espero que os meus leitores me continuem a acompanhar neste caminho, para eles o que digo apenas é que continuarei a escrever com o coração como até agora o fiz.

Descreve-te numa palavra: descrever-me numa palavra é difícil…. Talvez acreditar seja a palavra pois acreditei e consegui realizar o meu sonho … Acredito todos os dias que o amanhã vai ser melhor que hoje … “Com o coração vemos e sentimos coisas que já mais estarão perante os nossos olhos…”