A Distância Entre Nós de Rachel Lippincott com Tobias Iaconis e Mikki Daughtry (COMPRAR AQUI) é um livro Young-Adult que está entre as novidades deste mês da Editorial Presença.

Este é um livro que retrata uma doença pouco abordada, a fibrose quística, e apesar da carga emocional que acarreta, esta obra prima pela escrita leve e acessível dos autores e da narrativa que envolve o leitor.

Os capítulos são curtos, ponto que gosto sempre de ressaltar, uma vez que conferem fluidez e dinâmica à leitura, tornando-a muito agradável. 

A história é narrada em primeira pessoa, pelos protagonistas, Will e Stella, ambos com fibrose quística. Will gosta de desenhar. Stella gosta de codificar e gravar vídeos para o Youtube, ajudando outros doentes e dando a conhecer as implicações de quem vive com FQ. 

Embora, sejam ainda jovens, as suas vidas estão profundamente marcadas pela doença, mas Will tem b.cepacia, e Stella está à espera de uns pulmões novos, os doentes com fibrose quística têm de permanecer a um metro e oitenta de distância uns dos outros porque o risco de uma infeção é enorme, podendo levá-los à morte. Contudo, quando estes jovens se encontram e o amor desperta nos seus corações, terão de lidar com a inegável realidade de que jamais se poderão tocar.

Stella é prudente. Will é inconsequente. Estas diferenças aproximam-nos cada vez mais e é dessa forma que Stella aprenderá a libertar-se, a fazer os tratamentos para viver ao invés de viver para os tratamentos e Will aprenderá a dar mais importância aos tratamentos e a reconhecer que a sua doença afeta não apenas a si, mas aqueles que o rodeiam.

Nada é fácil entre estes dois jovens, mas a força com que se agarram à vida, e ao amor que os une, mas cuja doença separa, torna-se uma inspiração para todas as demais personagens deste enredo, mas acima de tudo para o leitor.

Foram vários os momentos em que me emocionei durante a leitura desta obra, pela sua simplicidade e simultaneamente pela complexidade da doença retratada ao longo das páginas. 

Sobre a autora
Rachael Lippincott nasceu em Filadélfia e cresceu em Bucks County, na Pensilvânia. Possui um bacharelato em Língua Inglesa pela Universidade de Pittsburgh. Atualmente divide o seu tempo entre a escrita e a gestão de um restaurante ambulante com o marido. 

Uma leitura: