Zélia Ortiz Natural de Olhão, desde cedo desenvoveu uma enorme paixão pela leitura. Começou por escrever pequenas peças de teatro infantil, que eram aplaudidas com entusiasmo pela plateia. Na fase adulta, a sua paixão pela literatura enraizou e decidiu escrever outro tipo de literatura de ficção, sendo apoiada pela editora Ómega que reconheceu a facilidade com que a autora desenvolvia a escrita.


Olá Zélia, é um gosto poder conhecer-te melhor e apresentar-te aos seguidores deste espaço, para começar: Como que é que te iniciaste na escrita? Olá Letícia, primeiro quero agradecer o convite para esta entrevista.  Desde muito nova que me iniciei na escrita, mas só agora tive a oportunidade de apresentar o meu trabalho.

Qual o sentimento que te domina quando escreves? Quando começo a escrever, já tenho em mente o que pretendo e por isso escrevo de rajada, depois é que começo a visualizar a estória.

Enquanto escritora, o que tens aprendido? Enquanto escritora, estou sempre a aprender e costumo dizer, que vivo em constante processo de aprendizagem.

Como definirias esta arte na tua vida? Para mim a escrita é um dos meus grandes amores. Sinto necessidade dela.

O teu primeiro livro publicado chama-se “Verdades Ocultas”. Podes falar-nos um pouco dele? Verdades Ocultas, é um romance entre figuras famosas, que aborda várias facetas muitas delas escondidas do grande público.

Como surgiram as ideias para compor este livro? As ideias surgiram depois de eu ter visto uma entrevista com alguém famoso.

Quais os trabalhos que já realizaste no âmbito da escrita, para além deste romance? Tenho alguns livros escritos, mas que ainda não editei e estou a terminar outro.

A tua escrita é ficcional ou tem conotação pessoal? Embora a minha escrita seja ficcional, tem sempre um pouco de mim.

Gostas de ler? Consideras importante ler para se escrever bem? Claro que gosto de ler. Ler é mais que um amor, é um vicio.

Como encaras o processo de edição em Portugal? Agora está um pouco melhor, mas quando arrisquei ir a Lisboa, procurar uma editora, sai da Capital a correr. Apanhei um susto de morte.

Além da escrita, que outras paixões, nutres que te completam enquanto pessoa? Ops! Gosto muito de estudar a cultura de todos os povos e a estória dos países.

Quais os temas que gostas de abordar quando escreves? Depende! Não me agarro a um tema específico.

Se só pudesses ler apenas um único livro para o resto da tua vida, qual seria o “privilegiado”? Com todo o meu respeito, esse livro seria a Bíblia sagrada, visto ela ser um livro grande e difícil de entender.

Pensas em publicar novamente depois deste romance?  Sim! Agora que consegui, não quero parar. Foram muitos anos a escrever para a gaveta.

Se tivesses de escrever noutro género literário, a qual desafio te proporias? Suspense! Policial!

Imagina a tua vida sem a escrita, como seria? Vazia! Sem vida!

Apenas numa palavra, descreve-te: Eu sou tão eu!



SINOPSE

Rita descobriu, de forma cruel, que era necessário muito mais que ser modelo de capa de revista para ser bem-sucedida, pois várias surpresas atravessaram o seu caminho, obrigando-a a contornar as suas próprias regras.
Contudo, jamais poderia imaginar que entraria num labirinto obscuro e atroz.
Verdades Ocultas reflete um outro lado menos brilhante do que os leitores de revistas cor-de-rosa estão habituados. 
É um romance real que descreve com frieza o lado oculto das verdades conhecidas.