«Doze Vidas» [comprar livro] é o primeiro livro da jovem autora portuguesa, Ana Filipa Oliveira, publicado em junho de 2020 pela Chiado Books.

Este livro apresenta-nos doze histórias, doze vidas, doze mulheres. Uma mulher para cada mês, dos doze que um ano tem, a razão desta escolha? A autora explica: cada mês representa uma nova oportunidade, um novo começo. 

Apesar das mulheres retratadas em cada conto nos soarem tão genuínas, a autora confessa, na nota final publicada na obra, que nenhuma delas é real. No entanto, o leitor não consegue evitar rever-se em cada uma destas personagens, em cada uma destas mulheres.

Mulheres que ousam, sonham, sentem, choram, riem, e vivem, acima de tudo, sem medos ou receios, apenas com ânsia de serem elas mesmas. 

A escrita simples e escorreita da autora torna a leitura acessível, fluída e muito agradável. É um livro que se lê em poucas horas, mas que está carregado de pequenas lições, de histórias e de vidas, vidas que nos lembram a nossa vida e a vida dos que nos rodeiam. 

A narrativa está bem estruturada, cada conto absorve o leitor, com as suas personagens tão bem construídas, tão simples, mas tão verdadeiras.

É um livro para ler e reler, uma boa aposta para os tempos de confinamento.