O Mágico de Auschwitz é um livro do íncrivel autor português, José Rodrigues dos Santos, publicado pela Gradiva.
Neste livro, o autor apresenta-nos uma narrativa sobre os horrores do Holocausto, com uma linguagem escorreita e direta, sem floreados ou filtros, mas pejada de profundidade.
O livro, em si, denota uma grande pesquisa do autor, o que é de louvar, mas a forma como JRS construiu tão bem a narrativa e as personagens que a compôem, tornam a obra ainda mais impactante e de leitura obrigatória.
Apesar de ser um tema doloroso, é bom que autores como o JRS não se coíbam de escrever sobre eles, é importante abordar estes temas, não esquecer a História, pois só assim podemos evitar que se repita.
Temos uma obra pungente, marcada por descrições e pormenores maravilhosos, que incitam ao conhecimento, e por uma intensa emoção, que transmite ao leitor os sofrimentos atrozes daqueles que viveram nesta época.
Somos como que transportados para dentro da narrativa, ansiamos abraçar as personagens, ajudá-las, salvá-las. Se isto nos mostra o pior do ser humano, também mostra o melhor, que ainda há esperança e bondade em meio à tragédia.
A história de Nivelli, o mágico judeu, une-se à de Francisco Latino, soldado português. Magia, mistério, ocultismo, poder, dor e amor, talvez sejam estas as palavras-chave que melhor descrevem esta obra. Poderosa.
0 Comentários