"Tu" (COMPRAR) é um thriller psicológico da autoria de Caroline Kepnes, publicado em Portugal pela Editorial Presença. É uma obra de cortar a respiração, que envolve o leitor e o deixa ávido por mais. Esta história foi adaptada para uma série homónima da Netflix, série essa que tive oportunidade de ver e da qual gostei, mas devo confessar: o livro é muito superior à série!

Nesta narrativa, Caroline apresenta-nos Joe Goldberg, um jovem que trabalha numa livraria e se apaixonada por uma aspirante a escritora, Guinevere Beck, mas o sentimento de Joe por Beck está distante de um amor saudável ou sequer de algo que possamos apelidar de amor.

Joe é o protagonista e narrador desta história e, o facto de nos narrar a história pela sua perspetiva, torna a leitura muito mais intensa e pugente. Sabemos que Joe não é fiável, mas é impossível não criarmos até uma certa empatia com este psicopata, o que sem dúvida marca este livro.

Joe persegue Beck, não se coíbe de matar na vã esperança de ser amado por esta mulher. Joe ama-a e odeia-a, vive numa corda frágil de emoções que transmite fielmente ao leitor e que o emocionam.

Esta obra faz-nos viver cada emoção ao seu mais ínfimo, explora o leitor, absorve-o totalmente. Acompanhamos Joe na sua demanda por conquistar Beck e tememos pela vida de Beck, pelo desfecho que, sendo esperado, é tenso e difícil de digerir. Mas se poderia ser de outro modo? É certo que não.

Ao longo das quase quatrocentas páginas deste livro, vamos conhecendo Joe e a sua vida, vamos conhecendo o seu passado, os seus fantasmas e, claro, percebendo que há um padrão, que Beck não é a primeira vitima deste hacker psicopata, e não será a última. A prova é que há já uma continuação deste livro, que esperamos que seja também publicado em Portugal.

Este livro faz-nos também refletir sobre o perigo da internet e de expormos a nossa vida, pois é através do uso constante das redes sociais que permitem a Joe identificar Beck, descobrir a sua localização e saber tudo sobre a sua vida.

Se procuram um bom livro, que vos tire o sono, este é o livro perfeito. A linguagem da autora é fantástica, o ponto alto desta história. Despojada do politicamente correto, é uma linguagem nua e crua, sem filtros ou clichés. Aliada à fabulosa construção da narrativa e a um protagonista irreverente e imprevisível, que facilmente amamos e odiamos, esta foi uma das melhores leituras que fiz até ao momento e só posso recomendar.

Resta-me também congratular a Editorial Presença por esta aposta.

Uma leitura: