"A maior flor do mundo" (COMPRAR) é um conto infantil da autoria de José Saramago, figura incontornável no mundo da Literatura. Este livro integra o Plano Nacional de Leitura e foi reeditado em dezembro de 2019 pela Porto Editora.

Devo confessar que foi uma das melhores leituras que fiz dentro do género, é um livro com uma linguagem rica, escorreita e soberba, como o autor nos habituou, e marcado por uma narrativa coesa, simples e terna, que transmite uma poderosa mensagem ao leitor.

O autor começa o livro explicando ao leitor que este não é um conto infantil, mas sim o conto que o autor escreveria se soubesse escrever contos infantis. Saramago não se coíbe de mostrar a sua fragilidade, confessando que não sabe bem como criar uma história para crianças e, ainda assim, esta é uma das histórias mais belas já escritas. Pela sua simplicidade, pela sua pureza, pela sua mensagem. Mensagem que não se destina apenas aos mais novos, como também aos adultos.

Saramago apresenta-nos a história de um menino que cansado das brincadeiras habituais, decide percorrer novos caminhos que o levam a descobrir uma flor já murcha. Persistente, dotado de uma grande sensibilidade e força de vontade, o menino rega a flor até a flor crescer e servir de sombra ao menino, que sob ela adormece cansado.

Quão diferente seria o mundo se nos permitíssemos tomar as rédeas da vida com pequenos gestos tão simples quanto regar uma flor? 

E se dedicássemos o nosso tempo às pequenas coisas? 

Se não desistíssemos quando as flores murcham e, ao invés, nos disponibilizássemos a regá-las, a dar-lhes a nossa atenção, os nossos cuidados?

Este é um livro que tem de ser lido por todos, a sua mensagem profunda chega-nos ao coração, alimenta o leitor, fá-lo parar e pensar, fá-lo acreditar que tudo está ao nosso alcance. Uma obra fabulosa, como só Saramago seria capaz de nos deixar.

Uma leitura: