COMPRAR |
Renascer em Mortes é o primeiro livro de cariz poético da autoria de Leandro C. Martins, jovem autor português que inicia agora o seu percurso no mundo literário.
Antes de começar a analisar a sua obra e a sua escrita, destaco aqui alguns parágrafos que sublinhei e que me marcaram profundamente.
Que culpa tenho eu de transitar para todo o lado e doer-me sempre como quem não quer estar em lado nenhum?
Este seu primeiro livro reúne vários textos que, em alguns momentos, são assinados por Dubius que, segundo o autor, é o pseudónimo de um poeta que vivia numa recôndita vila para os lados de Aveiro, e que não fazia intenção de ser publicado.
Ainda assim, a escrita de Dubius e de Leandro confronta-se e une-se, entranhando-se no leitor que, incitado pela necessidade de consumir esta obra, encontra nas suas páginas um novo caminho para fugir de si mesmo e alimentar a alma que se sente engrandecer perante a escrita ousada que Leandro nos apresenta.
É isto que reflicto… Este eu, o eterno conflito… Afinal quem sou eu? Mais um pedaço de alguém… Sou um algo sempre aquém… Sempre fraco e talvez nunca chegue… Sou uma quase pessoa, um quase tresloucada… Este sou eu… Mais um pedaço de nada.
É importante referir que este livro está estruturado de uma forma interessante e reflexiva, uma vez que do segundo ao sexto capítulo, cada um representa uma fase do sono, e o primeiro e último capítulo não estão "catalogados", ficando os capítulos entregues à imaginação do próprio leitor.
O autor mescla o sono, o sonho e a realidade, abordando a existência do ser humano, a procura por si mesmo e o nada, esse lugar inóspito onde tantas vezes habitamos, sem saber, ou sabendo sem o querer.
Ficar doeria por não poder naufragar. Naufragando, choro no meu partir, o não ficar.
Adorei a linguagem do autor; intelectual e perspicaz, que reúne os ingredientes necessários para cativar o leitor, através de um ritmo frenético e inquietante, que instiga à leitura e à reflexão.
É um livro pequeno, mas cheio, com um conteúdo tremendamente reflexivo e complexo, que precisa de ser lido com atenção e cuidado, e saboreado com rigor. Uma obra que recomendo.
0 Comentários