O Céu numa Gaiola (COMPRAR) é uma obra da autoria de Christine Leunens, publicada recentemente em Portugal pela Editorial Presença.
Esta é mais uma obra sobre a Segunda Guerra Mundial que, como vocês já sabem, é dos temas que mais aprecio na Literatura.
A narrativa é ambientada na Áustria durante a Segunda Guerra Mundial, e tem Johannes e Elsa como protagonistas, personagens consistentes e reais que nos intrigam e instigam à leitura.
À superfície trata-se de uma história sobre o amadurecimento de um jovem na Alemanha nazi, influenciado pela época, mas também pelos fatores inerentes à adolescência, porém, é acima de tudo, uma profunda exploração do poder, do amor não correspondido e da misoginia.
A autora tem uma escrita brilhante, carregada de emoção e intensa, que nos faz refletir. O enredo engenhoso e a construção da narrativa, tão bem delineada e marcada por uma dinâmica constante e agradável, proporcionam uma leitura fluída e interessante, que nos emociona.
Johannes é um jovem que idolatra Hitler e que não se coíbe de propagar os ideais deste, apoiando-os, absorvendo-os para si e para a sua realidade, mas quando descobre que os pais escondem Elsa, uma jovem judia, Johannes desenvolve sentimentos por ela que o levarão a questionar as suas crenças. Qual será a sua decisão final? E de que forma a sua decisão poderá ou não pôr em causa a sua existência e a existência dos que o rodeiam?
As reviravoltas da narrativa são entusiasmantes e poderosas, fazem o leitor viver a experiência da leitura com emoção e ânsia do que virá depois.
Gostei muito desta leitura e é um livro que recomendo. Gostei muito do conceito, da forma como a autora nos contou esta história e abordou uma época tão perturbadora como o é a Segunda Guerra Mundial, mantendo o leitor atento e emocionado.
Uma leitura:
0 Comentários