Quando acontecem coisas más às pessoas boas (COMPRAR AQUI), de Harold S. Kushner é um clássico da literatura espiritual, que teve a sua primeira edição em 1981.

Recentemente, esta obra retornou às livrarias portuguesas sob a chancela da editora Clube do Autor, numa edição bonita, simples e apelativa.

Gosto de obras de literatura espiritual, mas este foi um dos poucos livros do género que li desde o início do ano, contudo, foi uma leitura surpreendente, agradável e enriquecedora.

Através de uma narrativa muito simples e direta, o autor debruça-se sobre a sua própria história de vida e a perda do seu filho, Aaron, para nos falar sobre como ultrapassou o luto e encontrou a sua cura. O autor apoia-se também em histórias que, em algum momento, conheceu graças ao seu trabalho enquanto pastor, usando-as como exemplo para fazer o leitor parar e refletir.

A linguagem é concisa e a narrativa está dividida por partes, sendo que Harold começa por nos falar da história de Job, aprofundando-a, e fala-nos da religião. 

É inevitável que pensemos durante a leitura, será realmente Deus todo-poderoso? Porque, enfim, se acreditamos que é, também temos de aceitar que as coisas más que acontecem às pessoas boas, são uma decisão Dele... Mas podemos escolher ver o mal como um acaso, algo que escapa ao seu controlo e assim, Deus não é tão cruel, como às vezes sentimos, mas também não tem a capacidade para impedir que as coisas más se sucedam.

Este único pensamento é o suficiente para despoletar longas conversas, inclusive, cá em casa, demos por nós a discutir o assunto e a tentar entender essa questão que o livro levanta.

As coisas más acontecem às pessoas boas, por acaso, mas não é por acaso que temos Deus, e que Ele está ao nosso lado, não para nos livrar das coisas más, mas para nos ensinar a viver depois delas.

Um livro maravilhoso, que incita o leitor à reflexão, que apela ao coração, que apela à força, à coragem e à esperança.

Uma leitura: