Mike Gayle conquistou os leitores portugueses com o seu romance A Namorada dos Meus Sonhos e em Julho chegou às livrarias portuguesas sob a chancela da Editorial Presença, o livro O Homem que Eu Penso Conhecer (COMPRAR AQUI), uma história maravilhosa que despertou em mim inúmeras sensações. 

James e Danny são apresentados ao leitor de forma gradual através da narração em primeira pessoa de cada um destes protagonistas, assim, temos não apenas a visão das duas personagens mas também percebemos como cada um se vê a si mesmo.

Desta forma, vamos conhecendo as personagens, o ponto atual em que as suas vidas se encontram e os seus passados, o que os levou até àquele exato momento.

Logo no inicio da narrativa descobrimos que Danny está à beira do desemprego e a sua vida amorosa arrasta-se igualmente para a queda, é quando toma a decisão de aceitar um trabalho como estagiário num lar que conhece (ou reencontra) James, um homem de sucesso cuja vida foi marcada por um "incidente" que o deixou com uma lesão cerebral. 

Estes dois homens já se tinham conhecido no passado quando estudaram numa escola para rapazes onde só os jovens da mais alta sociedade tinham acesso, mas as suas vidas percorreram caminhos tortuosos e diferentes do expetável que os levaram até um reencontro que se transforma não apenas numa amizade bela e profunda, como numa experiência e lição de vida a reter pelo leitor. 

Danny está a desesperar após tantos fracassos e James quer libertar-se dos pais excessivamente protetores, poderá Danny tornar-se cuidador de James e juntos conseguirem o recomeço que tanto precisam?

Esta é uma história linda e genuína sobre a amizade, sobre recomeçar e sobre cuidar do outro, é uma história que fica na nossa memória mesmo depois do término da leitura. 

Com uma linguagem muito própria, pejada de emoção e algumas pitadas de humor, eu que ainda não tinha lido nada do autor, rendi-me à sua escrita.

Um livro leve e enternecedor, ideal para o verão.

Uma leitura: