O Homem da Quinta Dimensão (comprar aqui) é um livro técnico escrito pelos autores João Caeiro e Tito António, a convite do segundo. Este livro foi publicado em março do presente ano pela Emporium Editora, um dos autores, o João, esteve na rubrica Na Ponta dos Dedos recentemente (ler entrevista aqui).

A obra é resultado de uma longa pesquisa por parte dos autores, no âmbito de um projeto de ciência iniciado pelos mesmos em 2018, denominado, Arquitetura do Universo I, II, III. No seguimento desse projeto, nasceu o livro que hoje vos apresento, O Homem da Quinta Dimensão, onde os autores nos falam de uma nova teoria da Física.

O tema retratado nesta obra não é um tema fácil e não tenho as competências adequadas para escrever ou argumentar sobre o mesmo, nesse sentido, o objetivo desta opinião é acima de tudo, dar a conhecer ao leitor o trabalho do Tito e do João.

Numa fase inicial da leitura somos introduzidos à existência do Universo e a sua lógica, naquele que é um texto simples e direto, a introdução pretende, no fundo, preparar o leitor para o ponto principal deste livro. 

O livro está dividido em duas partes, a primeira parte é um ensaio sobre o universo e a quarta dimensão, sendo que a segunda parte se foca na vida e no homem. 

Através de uma narrativa bem construída e de uma linguagem bastante concisa, os autores apresentam ao leitor o Modelo dos Dois Factores, que nada mais é do que uma explicação científica para o universo, e que assenta sobre pilares seguros e investigados pelos autores, naquela que se trata de uma grande descoberta para a ciência.

Embora não seja um livro que se lê de um dia para o outro, não é uma leitura complicada. Senti que estava, na verdade, a ter uma aula de ciências, apesar de esta nunca ter sido a minha disciplina de eleição, certo é que este livro enriquece o leitor, independente da vontade deste. Uma obra que requer tempo e atenção e que, sem dúvida, merece uma oportunidade.