Este livro incrível foi publicado recentemente pela Porto Editora, Lá, onde o vento chora, de Delia Owens (COMPRAR AQUI) é o romance de estreia da autora que está a conquistar os leitores portugueses.

"Dolorosamente bonito" é assim que o livro é descrito e eu não encontro palavras melhores para o descrever também.

Nesta narrativa acompanhamos a pequena Kya que assiste à partida da mãe e logo depois à partida dos irmãos. A família desta menina estava esgotada da fúria do pai que exercia violência sobre eles, isso levou-os a tomar a decisão de partir, mas deixaram Kya. E a pequena menina acaba por ficar totalmente sozinha no pântano, onde crescerá e se fará mulher. A natureza terá uma grande influência sobre Kya e a sua relação com o mundo exterior será amplamente descrita durante a narrativa.

Quando Chase Andrews surge morto no pântano, os habitantes de Barkley Cove acreditam que Kya estará por detrás desse assassinato, e a jovem é arrastada para uma vida totalmente diferente daquela que ela conheceu. A sua história é sombria e magnifica na mesma intensidade. Este é um livro que não nos deixa descansar, que nos inquieta, que se entranha.

O ambiente em que se situa a narrativa é extraordinário e as suas descrições são poéticas. A vida selvagem é retratada com profundidade e de um modo muito especial e único. Com uma personagem forte e inesquecível, aliada a uma escrita requintada e bela este é um livro imperdível.

Para refletir seriamente sobre aquilo que é mau para uns, mas poderá ser perfeito para tantos outros. O pântano, um lugar do qual a maioria de nós fugiria, é na mesma medida, um lugar de felicidade para aqueles que se permitem acolhê-lo, celebrando a vida.

Uma leitura: