Minha Querida Inês (COMPRAR AQUI) é um romance histórico publicado em 2011, da autoria de Margarida Rebelo Pinto. Recentemente, este livro conquistou uma nova edição, com uma capa apelativa e cativante.

O livro retrata a história de amor mais conhecida dos portugueses, Pedro e Inês de Castro, uma história tão bela como trágica que ao longo dos séculos tem feito as delicias dos mais românticos e apaixonados.

Nesta obra acompanhamos os últimos sete dias da vida de Inês no Convento de Santa Clara. A narrativa é pejada de emoção, através da escrita rica, delicada e, sem dúvida, poética da autora, que facilmente nos transporta para dentro da história, nos arrebatando.

Conspirações políticas e intrigas de todo o género povoam a narrativa e apesar do romance entre Pedro e Inês ser o ponto fulcral desta história, há também uma evidente pesquisa da autora que nos dá a conhecer a situação política da época e nos ajuda a compreender as razões que levaram ao trágico desfecho de Inês de Castro, tornando-a assim numa das maiores lendas românticas portuguesas.

Gostei muito de recordar a história de Inês através da autora Margarida, por ser uma autora que admiro e cujas obras me conquistaram. 

O enredo é complexo, repleto de personagens que nos são conhecidas e que contribuíram para a história do nosso país, personagens com as quais criamos empatia, graças ao poder de narração da autora. 

Este é um livro rico em romance e história, um livro imperdível para os apaixonados por Inês de Castro.

Uma leitura: