A Filha Devolvida de Donatella di Pietrantonio (COMPRAR AQUI) é um romance premiado e uma das mais recentes novidades da ASA

Esta é uma história curta, mas de extrema profundidade, marcada por uma escrita simples e sensível, que nos transporta para a vida da sua protagonista com facilidade.

Neste romance cuja ação decorre em Itália, no ano de 1975, acompanhamos uma menina de treze anos, que vive numa casa à beira-mar, que tem aulas de ballet e natação, boa aluna e com pais extremosos. Esta realidade é, no entanto, atingida por uma verdade que muda toda a vida da jovem menina.

Sem uma razão aparente ou que o justifique, descobre que os seus pais são seus primos afastados e é devolvida aos pais biológicos, aterrando como que de para-quedas numa aldeia pequena, numa casa onde a comida escasseia e no seio de uma família numerosa. 

Esta menina, cujo nome é uma incógnita para o leitor, descobre que terá de se adaptar a uma nova vida, a uma educação diferente daquela que recebeu, com pessoas que mesmo sendo do seu sangue, até então lhe eram completamente desconhecidas.

É, contudo, junto da irmã de dez anos, Adriana, e do irmão mais velho, Vincenzo, que a menina encontra um conforto diferente do que esperava, mas que, ainda assim, a ajudará a moldar-se à sua nova (e verdadeira) família e a uma verdade da qual jamais escapará, ela é "A Regressada", a filha devolvida, a intrusa, a desconhecida. 

No meio da fase turbulenta que é a adolescência, esta menina irá enfrentar todos os desafios com que a vida a brinda, numa constante procura pelo lugar a onde pertence

Um livro belo e marcante.

Uma leitura: