A Editorial Presença apostou na publicação de mais uma obra da escritora Liane Moriarty e o resultado foi surpreendente.
Três Desejos (COMPRAR AQUI) é aquele género de livro que perdura em nós, que vence por ser simples, cómico e real. Nesta narrativa conhecemos as trigémeas da família Kettle, Gemma, Lyn e Cat. Pessoas comuns, com vidas comuns, mas cujas personalidades vincadas e divertidas nos conquistam logo nas primeiras páginas.
A história começa pelo jantar de aniversário dos trinta e quatro anos destas três mulheres, que resulta numa tragédia engraçada e peculiar. Depois, toda a obra gira em torno da vida da família Kettle, dos acontecimentos desde a infância, adolescência até à idade adulta destas irmãs, às suas relações amorosas e profissionais. Estes acontecimentos culminam no jantar onde se redescobrem.
Quem tem irmãos poderá rever-se com facilidade na relação entre estas irmãs, onde sentimentos tão díspares se cruzam.
Lyn é a irmã com o marido e a filha perfeita, dona de um negócio lucrativo e de sucesso, aspira por manter o equilíbrio e a calma em todas as circunstâncias. Cat é a irmã despojada, cujo casamento está por um fio, mas nem sequer desconfia. E Gemma que muda de trabalho e namorado com frequência e que vive praticamente num mundo à parte, como se parte de si não crescesse.
As restantes personagens que compõem este enredo são os familiares, amigos e colegas de trabalho destas irmãs. Todas elas vencem por serem irreverentes, sarcásticas e divertidas.
Através de uma linguagem concisa e engraçada, marcada pela ironia e com laivos de comédia, Liane Moriarty arrasta-nos para o seio da família Kettle, mostrando-nos um reflexo das nossas próprias famílias. Estamos, inevitavelmente, ligados e essa ligação é poderosa. A vida no seio familiar às vezes é triste, outras vezes é de chorar por tanto rir, mas é forte o suficiente para que os revezes sejam ultrapassados, e é também esta a mensagem que o livro nos passa.
Uma leitura que me rendeu grandes gargalhadas. Agradável. Engraçada. Única. Um livro que recomendo, onde temas como o casamento, a in(fidelidade), a gravidez, mas acima de tudo, o amor fraterno estão patentes, tornando-o tão incrivelmente divertido.
Outras publicações relacionadas:
0 Comentários