Comprar Aqui |
A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver de Ana Cláudia Quintana Arantes foi recentemente publicado pela Oficina do Livro.
Esta é uma obra com uma mensagem poderosíssima. Um livro de desenvolvimento pessoal que pode (e deve) ser lido pela população em geral.
Ana Cláudia deixa claro ao leitor que os Cuidados Paliativos em nada se parecem com a Eutanásia, e é bom que este esclarecimento seja feito, uma vez que as pessoas associam erroneamente os dois termos.
Através de uma linguagem escorreita, simples, direta e sem floreados, a autora dá-nos a conhecer a sua experiência enquanto médica especializada em Cuidados Paliativos. A narrativa está dividida em várias partes e todas elas relacionadas à morte, ao luto, à perda, e ao modo como experienciamos todas estas situações.
A morte é a única certeza que todos temos e, ainda assim, a certeza que todos evitamos e fingimos não ter.
A autora explora ainda conceitos budistas, as dinâmicas familiares, sociais, pessoais e até espirituais e abre-nos um leque recheado de conhecimento.
Temas pujantes como estes que a autora aborda, sem filtros ou preconceitos, são frequentemente ignorados. O ser humano, embora ciente da morte, ignora que esta seja um processo natural da vida.
É comum ouvirmos os médicos dizerem a alguém em fase terminal que não há nada que se possa fazer, e através de uma abordagem muito intima, a autora mostra-nos que, sim, há muito que se pode fazer, não pela doença, não para adiar a morte (que é certa), mas para melhorar a vida da pessoa que está a morrer. E eu acredito piamente que não há nada mais bonito do que a capacidade de enfrentar algo tão doloroso, com um sorriso, com a certeza de que se viveu.
Numa altura em que eu própria me encontro num processo de luto, esta leitura absorveu-me e trouxe-me outra perspetiva sobre a morte.
É um livro que tem de ser lido pelo maior número de leitores, porque nos dá conta de uma realidade à qual não iremos escapar. E se não iremos escapar, porque não tornar essa realidade um pouco mais bela e um pouco mais leve?
0 Comentários