Volta ao mundo na mota do meu pai (COMPRAR LIVRO) é uma obra da autora portuguesa Raquel Ramos, com ilustrações de a.mar, publicada recentemente pela Coolbooks, chancela da Porto Editora.

A narrativa acompanha o Leonardo, um menino de doze anos que vive numa ilha com os pais. A mãe sente-se aprisionada na mesma e ambiciona pelo dia em que o marido a levará dali, mas o pai não parece estar tão decidido a isso, para espairecer, pega no pequeno Leonardo e leva-o a dar uma volta pela ilha.

Assim, pela visão do próprio Leonardo vamos conhecendo o espaço que o rodeia, bem como as pessoas com quem ele priva, conhecemos os seus sentimentos e as suas inseguranças.

Leonardo desconhece, contudo, que está a viver um dos períodos mais marcantes da história do seu país, os anos que antecedem a revolução dos cravos, e desconhece que aquilo que o prende à ilha, a ele e à sua família, é na verdade, a ditadura.

Li este livro em pouquíssimo tempo e cheguei ao fim com a sensação de que poderia ler muito mais da história do Leonardo sem me cansar.

A escrita da autora é única, repleta de leveza e sentimento, intensa e acessível, a sua linguagem recordou-me um livro de outro autor que gosto muito e que está entre as minhas obras preferidas, A história do senhor Sommer, de Patrick Süskind.

Sem dúvida, que me apaixonei pela escrita da autora.

A narrativa é curta, à semelhança de um conto. É simples, concisa e bela. Os capítulos estão marcados pelas ilustrações únicas de a.mar, artista que me encantou, e fluem muito naturalmente.

Adorei conhecer este protagonista, adorei viver de perto, tal como ele, este período da nossa história, de viver as suas aventuras, tão próprias da idade.

No final da obra, a autora brinda ainda os leitores com alguns factos sobre o período narrado, que servem para ensinar e deliciar o leitor.

Uma leitura: