Almanaque das Irritações Portuguesas de Pedro Santo (COMPRAR AQUI) é uma das publicações da Plátano Editora.

Este não é um livro muito longo e está longe de ser maçante, muito pelo contrário, a linguagem do autor, pejada de ironia e comicidade garante-nos uma leitura divertida, rápida e bastante descontraída.

Li esta obra em poucas horas e diverti-me muito à medida que avançava as páginas, confesso até que no derradeiro final, me senti desiludida, uma vez que este livro foi uma verdadeira surpresa, porque me arrancou gargalhadas durante todo o tempo.

Nele, o autor apresenta-nos uma série de situações, umas mais irritantes do que outras, e a maioria delas, situações que já vivenciamos e com as quais nos é possível identificar alguém que conhecemos (ou até nós próprios). 

Situações caricatas, do dia a dia, como os condutores que na estrada não utilizam os piscas, as pessoas que indicam a idade dos bebés em meses, os facebookianos que fazem lamentações nos seus murais que intrigam qualquer utilizador dessa rede, sem exceção, o autor partilha-nos essas situações, recordando-nos do quanto estas podem ser irritantes, mas faz-nos rir, na mesma medida, através da sua escrita acessível e desinibida. 

Esta é a obra ideal para quem se quer divertir, para quem está saturado ao fim de um dia de trabalho e precisa relembrar a importância do bom humor, é que, se por um lado, no dia a dia as situações descritas podem ser insuportáveis, é garantido que quando narradas pelo autor ganham outra dimensão.

Um livro que, com certeza, vos recomendo.

Uma leitura: