Não te Afastes de David Machado é uma das novas apostas da Editorial Caminho. Esta obra surpreendeu-me muito positivamente.

O título e a ilustração da capa, de uma ternura sem igual, captou a minha atenção. Mas foi a narrativa que ganhou o meu coração.

David Machado, autor de romances e contos infantis, cuja obra me tem cativado bastante, escreve uma nota final onde nos conta sobre o que o motivou a escrever este livro e a consequentemente publicá-lo.

Nunca antes o revelei, mas leio sempre os agradecimentos e as notas dos autores, antes de começar a leitura do livro (em si).

Nesta narrativa, acompanhamos o pequeno Tomás que se culpa pela morte do pai. Ciente de que coisas más acontecem às pessoas quando ele está por perto, decide fugir de casa, com o objetivo de proteger a mãe.

No entanto, Portugal é assolado por um furacão e tudo é devastado, é neste clima de dor e incerteza, que o Tomás descobre um amigo, um rinoceronte.

Toda a trama é em torno dos obstáculos que o Tomás enfrenta, ao tomar a decisão de regressar ao lar, ao abraço da mãe. Sempre acompanhado pela cria de rinoceronte, que está disposto a proteger de uns bandidos, que aproveitam a atual tragédia para o caçarem e venderem.

A narrativa é intercalada entre o passado e o presente. O passado é narrado pelo próprio Tomás, enquanto o presente é narrado em terceira pessoa.

A história é intensa e comovente, bem estruturada e com um protagonista jovem, que apesar dos receios que o habitam, é munido de uma dose de coragem surpreendente para a sua idade.

É fácil criarmos empatia com este menino e somos, ao longo de toda a história, comovidos pela sua ingenuidade e destreza.

Um livro para os mais novos, que fará sem dúvida, as delicias dos mais velhos.