Terminei recentemente a leitura do livro "Toque da Alma" de Simone Martins, autora que descobri através da sua página de facebook, onde partilha com alguma regularidade, as suas poesias.
Gostei do que vi da autora, dos pequenos pensamentos, de alguns poemas em rima... A sua escrita é muito simples e acessível a qualquer leitor. É uma escrita delicada e tímida, até. A autora, tal como refere na sua biografia, é dotada de grande sensibilidade. Fala de amor, do mar, do universo. Fala do filho, de amizade, de desejo.
No entanto, o seu livro não me convenceu, e por muito que me custe opinar negativamente sobre os trabalhos de outros autores, a verdade é que ser crítica literária é acima de tudo ser honesta e criticar construtivamente. Claro está, que por minha vontade, apresentaria somente os pontos positivos, mas não é esse o meu trabalho. Não estaria a ser honesta para com os autores, nem para com os seguidores.
O "Toque da Alma" é um livro de poucas páginas, lê-se de uma rajada. A leitura é leve e doce. Há, contudo, muitas arestas por polir, alguns erros básicos que acredito que se a obra tivesse tido uma revisão mais cuidada e atenta, estariam resolvidos. E a nível dos poemas em si, há vários poemas bonitos e encantadores, e parabenizo a autora por isso. Mas, há também, vários poemas que deveriam ter sido mais trabalhados. Senti que estavam ali, somente para dar volume à obra, e não conteúdo, que é o que os leitores procuram.
A autora, Simone, por quem tenho apreço, escreve bem e acredito que com as pessoas certas a trabalharem consigo, pode melhorar bastante, há uma clara vontade de escrever, de sonhar, de publicar. Mas deverá haver, na mesma medida, uma vontade de se maturar na escrita, e esse processo é lento, requer tempo, experiência e força de vontade.
Não culpo a autora, infelizmente, há editoras que trabalham apenas para lucrar com os sonhos dos autores e não têm o cuidado de auxiliar o escritor, dar-lhe orientações, ajudá-lo a crescer na escrita. Quando isso acontece é este o resultado. A obra da Simone poderia ser ótima, se tivesse recebido um olhar mais atento por parte das pessoas certas.
Sabendo que quando um autor me procura, à priori, deseja uma opinião honesta. Cabe-me agora registá-la. Espero que a Simone possa escrever mais, possa aprimorar-se na escrita e levar o seu sonho adiante. Não deve desistir, mas deve trabalhar com afinco. Acredito que serei surpreendida num próximo trabalho.
Letícia Brito
0 Comentários