Aconteceu em Paris de K.S.R. Burn é uma das novidades deste mês da Topseller. Neste romance acompanhamos a vida de Amy após a perda da sua melhor amiga, vítima de cancro.

A vida de Amy é pautada por aventuras e desventuras. A relação com a mãe sempre foi bastante complicada, o que a tornou uma mulher um pouco insegura a diversos níveis da sua vida, nomeadamente, com o próprio corpo, o que a leva a ter uma visível obsessão com o seu peso e as dietas.

Apaixonou-se pelo marido William e casaram em poucos meses, esta situação faz com que frequentemente se questione sobre o seu relacionamento.

Apesar de William ser aquilo que nós consideramos, o homem ideal, Amy tem diversas dúvidas, e a maior delas, é sobre a possibilidade de terem um filho.

Desde jovem nutriu o sonho de conhecer Paris, sonho esse que se intensificou após conhecer a melhor amiga Kat, e juntas traçaram um plano meticuloso, que consistia em visitar Paris juntas, compraram malas iguais, roupas para vestirem na Cidade da Luz, colocaram dinheiro de parte com o propósito de cumprirem com a viagem, no entanto, tudo muda quando Kat morre.

Amy deprimida e confusa, numa das viagens de trabalho de William, decide finalizar a última parte do plano, «fugir» para Paris durante poucos dias e regressar a casa antes de William, numa espécie de viagem secreta.

A aventura começa, de facto, em Paris. A narrativa composta por capítulos curtos torna a leitura bastante fluída e agradável. Os capítulos, por sua vez, são intercalados entre o presente de Amy e o passado, que nos permite conhecer mais esta mulher e compreendê-la.

As descrições pormenorizadas sobre Paris, tornam este livro um verdadeiro tesouro, para além de fidedignas, permitem-nos viajar até aos locais descritos, teletransporta-nos, e isso é maravilhoso. Fala-nos da gastronomia, da arquitetura e de outros tantos pontos importantes desta cidade.

A linguagem da autora prima por ser direta, sem floreados, descritiva e muito simples, com laivos de humor, conferem à obra, no seu todo, um toque muito especial.

Este livro permitiu-me retornar a Paris e aguçou a vontade de regressar lá em breve. É um hino à Cidade da Luz, um hino à amizade e à liberdade.

Um livro que ganhou um lugar especial no meu coração e conquistou as 5 estrelas.

Letícia Brito