COMPRAR AQUI

Elmet é um romance narrado na primeira pessoa, pelo jovem Daniel, que vive com o pai John e a irmã Cathy numa casa que eles construíram com as próprias mãos. Embora, o tempo narrado não seja especificado, a história decorre nos tempos modernos em Elmet, um antigo reino medieval britânico.

John sustenta a família como pugilista, a sua inteligência e  força física são, sem dúvida alguma, os seus pontos fortes. John é descrito como uma figura quase mítica, com um corpo de força e resistência quase sobre-humanas.

Enquanto John é um homem arcaico, os filhos são apresentados de uma forma totalmente diferente: Daniel, cuja sexualidade permanece ambígua até ao final do livro, deixa crescer o cabelo e as unhas, e interessa-se em segredo por roupas mais femininas, e Cathy que se está a tornar uma mulher adulta, tem dificuldade em lidar com as mudanças inerentes a essa transformação, protege o pai, acima de tudo e revela-se uma jovem cheia de raiva e coragem.

A história principal começa essencialmente quando Price decide expulsá-los da sua casa, casa que não lhes pertence, visto que fora construída de forma ilegal. Mas, com o intuito de manter o seu lar, John é levado ao limite.

Adorei a mestria da autora, a forma fantástica como Mozley foi capaz de transportar elementos clássicos do  gótico para o interior britânico: personagens excêntricas, detalhes grotescos, ambientes abandonados e a descrição particular da pobreza e da violência tornam este romance sinistro e especial, na mesma medida. 

A narrativa é recheada de descrições líricas e extremamente minuciosas, a leitura é acessível, mas é um romance que requer tempo e atenção aos detalhes, é pesado, pelos temas morais que apresenta. Mas acima de tudo, com um toque muito atual e interessante sobre assuntos com os quais privamos muitas vezes.

A autora escreveu uma história realista, que não nos passa despercebida. Uma narrativa recheada de lirismo. Uma leitura que se adivinhou muito emocionante. Uma aposta excelente da editora Clube do Autor.

Letícia Brito