Sinopse
Neste livro somos acompanhados numa viagem apaixonante ao mundo de António, Afonso, Pedro e Joana, que se viram desprovidos da plenitude das suas vidas, mas que "degrau a degrau" combateram a depressão. Baseado em casos reais, assistimos, ao longo destas fascinantes páginas, à forma como cada um encarou esta doença, os tortuosos e amargurados caminhos que percorreu e os diversos tipos de acompanhamento que recebeu.
Diogo Telles Correia mostra-nos que a depressão, nas suas várias formas clínicas, assume hoje em dia proporções inimagináveis e afeta pessoas de todos os sexos, idades e classes sociais, mas pode ser curada. 
Histórias de vida que nos impressionam e nos apaixonam. Casos reais de luta e de superação.

Opinião 
A Vida Num Degrau - Histórias reais de quem venceu a depressão é uma obra que pode perfeitamente ser encarada como um livro de auto-ajuda, é motivador e recheado de ensinamentos, isto, porque as histórias de depressão e superação abordadas no mesmo, fazem-nos reflectir bastante sobre as nossas vidas, o mundo que nos rodeia, os nossos potenciais, faz-nos ver que há mais para além da dor que consome uma pessoa com transtorno depressivo ou bipolar.

Narrado na primeira pessoa, pelo psiquiatra, permite-nos sentir também a empatia que o mesmo tem para com os seus pacientes e o quão importante isso é para o tratamento da depressão, digo isto, porque vivo também sob uma depressão e já foram muitos os psicólogos e psiquiatras que me acompanharam, mas somente quando encontrei uma sensação de extrema empatia com os profissionais que me encaravam, me sentia verdadeiramente com vontade e força para enfrentar os revezes da vida e ultrapassar a depressão.

E isso reflecte-se no livro de Diogo Telles Correia, este ora se entristece com o descarrilar da sanidade dos seus pacientes, ora se entusiasma com a força que estes demonstram.

É um livro que conta com quatro histórias reais de quem superou a depressão, mas vai além disso, é um livro que nos dá um conhecimento profundo da depressão, das possíveis causas, da importância dos tratamentos, muitas vezes desvalorizados pela sociedade, e do acompanhamento permanente dos doentes para a recuperação total, ou para a estabilidade emocional necessária para levarem uma vida sadia apesar das adversidades.

Com uma escrita acessível e delicada, o autor envolve-nos da primeira à última página, com uma leitura fluida, que nos dá vontade de absorver todos os ensinamentos que nos transmite.

Recomendo este livro, que me foi cedido pela editora Pactor para leitura e critica aqui no blogue, por dois motivos fundamentais, a consciencialização dos distúrbios psicológicos e a capacidade de superação dos mesmos pela parte dos doentes.

Destaco algumas citações:
“Um dia ainda hão de descobrir que há realmente pessoas que são demasiados sensíveis. Demasiado sensíveis para este mundo. E que isso provavelmente as liga, por um lado, à genialidade, mas, por outro ao sofrimento psíquico.”

“Não é infrequente os nossos traços de personalidade mais difíceis destacarem-se nos nossos primeiros amores. É nestas alturas que nos “despimos” e ficamos mais volúveis, e alguns dos nossos esqueletos mais escondidos emergem de um sono profundo.”

“Talvez noutro tempo sobrasse mais espaço para pensar e fugir menos do que somos realmente, do mais profundo de nós mesmos.”


“Ao contrário do que é comum pensar-se, não é necessário haver uma causa para se estar deprimido. Em determinados casos, sobretudo se as crises são recorrentes, podem começar a haver episódios sem serem precedidos por acontecimentos de vida perturbantes.”

Sobre o autor
Diogo Telles Correia é Médico Especialista em Psiquiatria e Psicoterapeuta. Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é Professor Auxiliar com Agregação de Psiquiatria e Saúde Mental. É Assistente Hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria e Consultor na Unidade de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral. É Vice-presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, bem como de múltiplas outras associações nacionais e internacionais. Tem vários livros publicados que são referências em Portugal e noutros mercados de língua portuguesa, bem como dezenas de artigos científicos na área da Saúde Mental em revistas internacionais de relevo. É também autor do livro Eu Existo - Para além das obsessões, Para além das vozes, Para além da depressão, Para além da ansiedade, publicado também pela PACTOR.