Paula, é com muita satisfação que a recebo nesta rubrica para nos dar a conhecer um pouco do seu percurso literário e profissional. Já tive oportunidade de privar consigo anteriormente e sei que a escrita está presente desde sempre, ainda assim, convido-a a partilhar um pouco com os leitores o que a levou a enveredar por esta área. É licenciada Engenharia Agronómica. Esta área tem alguma influência na sua escrita? Na minha atividade profissional, faço muito trabalho de campo, o qual me permite estar em contacto com a natureza e com a energia que ela transmite. É sem dúvida uma fonte de inspiração para a minha escrita.
Como concilia a vida profissional e pessoal com a carreira literária? A conciliação de todos estes papéis na minha vida é feita com muita organização e dedicação. Gosto de me focar nas atividades que exerço com muito empenho. Claro que a atividade literária requer disponibilidade emocional e criativa para fazer brotar a poesia. Há momentos que serão mais criativos do que outros para o nascimento de novos poemas.
Iniciou-se na publicação com Reflexos, em 2014, seguiu-se Essência da Alma, em 2015, e Entrelinhas, em 2019. De que nos falam estas obras? O meu primeiro livro de poesia foi editado em 2014 e chama-se Reflexos. O segundo livro foi Essência da Alma, em 2015, e no final de 2019 editei Entrelinhas. Os meus poemas abordam essencialmente o tema amor, embora tenha muitos outros poemas que falam sobre outros sentimentos e outros temas da vida do nosso quotidiano.
Pode partilhar connosco um pouco do processo de escrita dos seus livros? O meu processo de escrita é maioritariamente noturno, pois é quando eu me permito estar tranquila e relaxada para soltar as emoções e memórias que se vão acumulando durante o dia. É à noite que o meu processo criativo acorda e começa a trabalhar.
Como é que seus leitores têm reagido perante os seus trabalhos? A reação por parte dos leitores tem sido muito positiva e este meu último livro Entrelinhas tem tido muita aceitação e o feedback tem sido maravilhoso. Este livro além de poemas também contém pinturas e fotografias a acompanhar cada poema.
Além da escrita e da sua vida profissional. Quais são os seus hobbies? Gosto de fazer desporto, gosto de fotografar, gosto de ler e de viajar. Tenho agora semanalmente às Quartas-feiras, no Facebook, uma rubrica, Polinizando o dia com poesia, para levar e divulgar poesia, e tem tido muita adesão e colaboração por parte das pessoas.
Prevê alguma publicação para breve? Já tenho algum material para um novo livro de poesia, que poderá surgir para o próximo ano.
O que é que os seus leitores podem esperar para o futuro? Podem continuar a ter da minha parte, a dedicação à poesia com empenho e amor! Gosto de perfumar a vida das pessoas com poesia e gosto de transmitir energia positiva a quem lê a minha poesia!
Quer deixar uma mensagem a quem lê? Quero agradecer a todos os que me acompanham no meu percurso poético e quero que nunca se esqueçam da minha frase: O sorriso é o carburador do coração! Continuem a ler poesia, pois a poesia perfuma a vida, alimenta a nossa alma e aquece o coração!
Agradeço a sua disponibilidade e faço votos de que o seu percurso pessoal, profissional e literário seja sempre marcado pelos maiores sucessos. Eu é que agradeço a oportunidade. Mando saudações poéticas para todos os leitores!
0 Comentários