A Condecoração [comprar aqui] é uma obra da autoria de Danielle Steel, publicada em Portugal pela Círculo de Leitores.

Esta é uma belíssima edição em capa dura, que me conquistou não apenas pela história incrível no seu interior, mas pela sua apresentação, que nos lembra os livros antigos. Este é logo o primeiro ponto positivo desta publicação pela qual parabenizo a editora.

Nesta narrativa acompanhamos Gaelle, que era uma jovem na França durante a invasão da Alemanha. Gaelle era uma jovem especial, que perdeu a melhor amiga para os alemães, pois Rebeca [a amiga] era judia. Gaelle tem uma personalidade forte, gentil e corajosa. A sua coragem fê-la ajudar a transportar crianças judias para um lugar onde as mesmas pudessem ser protegidas e ter uma vida feliz, na medida do possível.

Além desta realidade, a nossa protagonista foi também responsável por ajudar a salvar obras de arte francesas, de valor incalculável, para que fossem posteriormente devolvidas aos seus proprietários, ou em alguns casos, doadas a museus para que ser preservadas. 

A história de Gaelle é partilhada com o leitor até esta atingir os noventa e cinco anos, a autora não se coíbe de nos mostrar o quão extraordinária e misericordiosa era a protagonista, tornando-a numa verdadeira inspiração para o leitor.

Este é um livro um pouco diferente de todos os que já li com ação durante a Segunda Guerra Mundial, é uma história que atravessa décadas, que nos mostra outra perspetiva dos acontecimentos e das relações que as pessoas estabeleciam entre si.

Através de uma linguagem simples e dedicada, como a autora já nos habituou, somos levados numa viagem através do tempo, privando com personagens poderosas, de cárater exímio, com as quais criamos empatia e pelas quais nos apaixonamos.

A narrativa está bem construída, sem floreados ou filtros, é uma narrativa direta e escorreita, que absorve o leitor. De leitura fácil e agradável, proporciona-nos bons momentos.

Este não é o primeiro livro que leio da autora, e não será o último, e tal como os que já li anteriormente é um livro que me aquece o coração.

Parabéns, Circulo de Leitores, por esta maravilhosa aposta.