COMPRAR EBOOK
Estabeleci o meu primeiro contacto com a autora, Layde Valério, quando ela me colocou este seu livro nas mãos, confiando no trabalho que tenho desenvolvido na Literatura através do meu projeto; a Oficina da Escrita, que reúne diversos serviços cujo objetivo é apoiar novos autores.

A Layde conquistou-me pela sua amabilidade, pela sua voz doce e atenciosa e, como é óbvio, pela sua escrita emocionante e intensa.

Através de uma linguagem simples, mas acessível, e de uma narrativa bem delineada, com personagens com as quais conseguimos logo criar empatia, somos levados numa viagem pelo coração dos protagonistas e das suas histórias de vida.

“O Medo de Ser Assim” é um relato efusivo de pessoas reais. É fácil nos identificarmos com esta história, seja porque vivemos numa sociedade ainda preconceituosa, seja porque já privamos com histórias iguais à que a autora nos apresenta, seja porque a crueldade do mundo para com quem é “assim”, nos perturba, nos choca.

Afinal, o que é ser assim? 

Layde escolheu retratar a homossexualidade neste seu novo romance. O tema, por si só, incita-nos à reflexão e ao questionamento. 

Não é errado ser assim, não é pecado. Pecaminoso é julgarmos os outros pelas escolhas que tomam. Pecaminoso é julgarmos os outros porque amam pessoas do mesmo sexo, mas amam e isso reflete-se na escrita da autora e na forma como conduziu esta história.

A matriarca que abomina o filho homossexual. Uma mãe solteira. Mistérios que envolvem toda a narrativa e aguçam a nossa curiosidade. Um segredo que poderá mudar todo o rumo da história e a própria ideia de ser-se assim.

É um livro que, certamente, ficará no coração do leitor, assim como a própria autora, cuja simplicidade e bondade, nos conquista tanto como as suas palavras.

Letícia Brito, autora e blogger

(este texto foi originalmente publicado na obra "O Medo de Ser Assim" como prefácio a convite da autora)