COMPRAR
As Crónicas dos Cinco Reinos: Os Firope é o primeiro livro de fantasia do autor português, Francisco Ramalheira, e o primeiro volume desta série do género fantástico, cujos volumes seguintes esperamos encontrar disponíveis em breve. 

As Crónicas dos Cinco Reinos são também uma prova de que há autores exímios do género fantástico em Portugal, o que traz esperança ao mundo da literatura e a este género literário, em particular.

Nesta narrativa acompanhamos o grupo de revolucionários, Os Firope, que surgiram como uma centelha de esperança para o Reino de Sylvarant, após este ter sido dominado pelo ditador Lucius Bowdorf, que assassinou o rei. 

Este grupo não parece despertar o perigo para o ditador, no entanto, quando o grupo tem a ousadia de raptar a princesa, tudo muda. Este grupo, outrora pequeno, começa a ganhar novos membros, que trazem ação e muita aventura à narrativa.

Um dos pontos mais positivos deste livro é o sentido do humor do autor que, bem doseado, se torna um ingrediente essencial para o leitor que o degusta. 

Aliás, o facto de Francisco ter apostado no humor e o ter misturado com elementos fantásticos, foi uma lufada de ar fresco para a literatura do género.

A linguagem direta e acessível aliada a um vocabulário rico, desperta incríveis emoções no leitor que se mantém ávido por mais à medida que avança na leitura.

A construção das personagens é também um ponto forte da obra porque não é comum encontrarmos livros de novos autores que denotem tanto cuidado, as personagens estão bem delineadas e isso permite ao leitor criar empatia com cada uma delas, conhecendo-lhes o passado e as motivações. 

Os momentos de ação são fantásticos, extremamente detalhados e até visuais, transportam o leitor para a história. A narrativa é coesa e muito sólida, assim como todo o universo criado pelo autor. 

É comum nos perdermos durante a leitura de livros de fantasia se estes não forem bem construídos, mas isso não acontece com esta obra do Francisco, que devemos, é claro, congratular.

A sua veia literária é intensa e o seu sentido de humor é soberbo - como aliás é possível saber através da leitura do seu blogue "Caca Gambuzinos" - isto culmina nesta obra incrível, mágica e cativante que nos conquistou e conquistará muitos mais leitores por esse Portugal fora.

Esperamos que a continuação não tarde, porque estamos muito expetantes.