A Queda Sombria de Elizabeth Frankenstein (COMPRAR) é um livro da autoria de Kiersten White, publicado pela Topseller.

Este livro é uma recriação baseada no original de Mary Shelley, Frankenstein, porém, é uma versão que dá ênfase às personagens femininas do original, mostrando-nos a história sob uma outra perspetiva.

A narrativa começa de uma forma boa, está bem construída, recheada de diálogos inteligentes e de personagens que vão crescendo à medida que avançamos na leitura, isto torna-as mais reais, mais interessantes e mais sedutoras para o leitor. 

O facto de a autora ter apostado em contar esta história pela perspetiva de mais do que uma personagem é também um ponto extremamente favorável, porque nos permite criar uma ligação com cada uma delas e, consequentemente, conhecer mais do que uma perspetiva da história narrada.

Através deste livro, Kiersten conta-nos uma versão da história de Frankenstein pela visão de uma personagem feminina, a Elizabeth, uma órfã acolhida pelos Frankenstein, que mais tarde se tornaria noiva de Victor, que tão bem conhecemos do original. 

Aconselho seriamente a leitura da versão de Mary Shelley, pois facilitará a leitura e o entendimento desta obra se o leitor estiver já familiarizado com a história original, no entanto, é perfeitamente possível ler este livro sem quaisquer referências anteriores.

A personagem principal, Elizabeth, é apelativa e, simultaneamente, complexa, e nada do que faz é por mero acaso, Elizabeth tem noção do lugar que ocupa na vida de Victor, mantendo-se na sua sombra, mas isso nada mais é do que um meio para atingir os seus objetivos. 

A construção das personagens, mas desta em particular, é dos meus pontos preferidos da obra. Foi fantástico conhecer esta personagem pelas mãos de Kiersten. 

Outro ponto muito interessante, é a forma como a autora nos mostra a realidade de ser mulher na Europa do século XVIII, e de como o simples facto de ser mulher tinha contornos assustadores naquela época, por isso é que tornar Elizabeth a personagem de destaque neste livro funcionou muito bem.

O desaparecimento de Victor leva Elizabeth por caminhos tortuosos, complexos e sombrios, e a história acaba por colmatar algumas lacunas presentes na versão original, mas isso só a torna ainda mais agradável. A leitura deste livro revelou-se uma fantástica surpresa.

A narrativa avança lentamente no início, mas sofre reviravoltas inesperadas que a tornam dinâmica e fluída, mantendo-nos agarrados às suas páginas até ao derradeiro final. 

Kiersten mostrou-nos os verdadeiros monstros através de uma perspetiva totalmente nova e inesperada, que me conquistou e que, certamente, conquistará muitos outros leitores. Gostei muito desta leitura, desta versão totalmente inovadora e criativa do original que sempre apreciei. Gostei que a autora tivesse apostado na mulher nesta obra, contrariando estigmas tão reais e perturbadores.

Esta é uma leitura imperdível que, sem dúvida, recomendo.

Uma leitura: