O Mistério da Minha Irmã (COMPRAR) é um livro da autoria de Tracy Buchanan, publicado recentemente em Portugal pela Bertrand Editora.

Confesso que o título e a sinopse despertaram a minha curiosidade, mas não estava preparada para ser surpreendida desta forma, este livro é uma lufada de ar fresco nos livros do mesmo género, é aquele livro que eu costumo intitular de "dramas familiares", um género que gosto particularmente e que me rende sempre momentos de leitura agradável e prazerosa.

Nesta obra de Tracy Buchanan acompanhamos a protagonista Willow, que ao ser convidada para a exposição de fotografia de um reconhecido fotógrafo de florestas submersas, vê-se envolvida em mistérios que irão toldar a imagem que detinha das figuras paternas. 

Willow ficou órfã aos sete anos, após os pais perderem a vida na inauguração de um cruzeiro da empresa da família, e foi acolhida pela tia Hope, com quem mantém uma ligação complicada e um pouco distante. Willow cresceu e tornou-se uma mulher independente, mas também insegura e solitária, que ao aperceber-se dos mistérios que envolvem a sua família materna, decide enfrentar os seus fantasmas e descobrir a verdade que esconde a tia Hope.

A narrativa é alternada por capítulos narrados pela própria Willow e por capítulos narrados em terceira pessoa, no passado, que nos revelam a história da mãe de Willow, Charity, e das suas irmãs, como o leitor perceberá logo no início. Todavia, há Faith, uma tia que faleceu e que Willow nunca chegou a conhecer, é na morte misteriosa de Faith, no passado, que se centra esta obra.

O mais curioso é que o título "O Mistério da Minha Irmã" pode, na verdade, adaptar-se não apenas a Charity, mas também às suas irmãs, Hope e Faith. Todas mantinham segredos que as outras desconheciam e que acabariam por moldar a vida futura da pequena Willow.

Assim, em meio a um turbilhão de sentimentos tão contraditórios, Willow decide explorar os locais que a mãe explorou outrora e viaja até às florestas submersas, uma paixão da sua mãe, é neste clima intenso e marcado por descrições fabulosas dos locais por onde viaja, que o leitor é transportado para esta história permitindo-se absorver pelos dramas desta família, ansiando desvendar os seus segredos e até abraçar Willow, proporcionando-lhe alguma paz, dando-lhe algum conforto.

Gostei bastante da linguagem da autora; simples e eloquente. Uma prosa rica e prazerosa, que agrada ao leitor e que o mantém ansioso pelo capítulo seguinte. A construção da narrativa e do tempo que se divide entre o presente e o passado funcionou muito bem e permite-nos conhecer a história da mãe de Willow, mas paralelamente, a história de Willow.

Este é para mim um dos melhores livros do género, não consegui largá-lo! É uma obra que nos fala da essência humana, de sentimentos, de emoções, onde o amor, a vingança e a mágoa se cruzam, apelando ao nosso lado mais sensível. Uma excelente aposta da Bertrand.

Uma leitura: