Notre-Dame (COMPRAR AQUI) é um dos últimos títulos de Ken Follett que chegou recentemente às livrarias portuguesas, sob a chancela da Editorial Presença, e cujos lucros revertem para a reconstrução de uma das maiores heranças da civilização europeia, a Notre-Dame de Paris.

Já escrevi por aqui o quanto sou apaixonada por Paris, essa cidade que é para mim uma das mais belas histórias de amor, e quando Notre-Dama foi ameaçada pelo fogo, não contive a emoção e também chorei.

Nesta obra, Ken Follett fala-nos desse mesmo sentimento, que também ele vivenciou, inevitavelmente. As chamas em Notre-Dame pararam o mundo e resta agora a esperança de que um dia tudo se irá recompor.

Através de uma linguagem simples e direta, o autor partilha com o leitor os momentos que se sucederam à notícia de que o fogo estava na catedral e conta-nos a história da mesma, desde a sua construção há muitos séculos, até às histórias que a catedral inspirou, como é o caso de Nossa Senhora de Paris, de Victor Hugo, comummente conhecida por Corcunda de Notre-Dame, e claro, os dias atuais.

Este é um livro pequeno e de leitura fácil, que se lê rapidamente e que ensina. Ideal para os apaixonados por catedrais, para os amantes de Notre-Dame ou apenas para os curiosos. Um livro que, embora curto, é uma verdadeira lição de história.

Uma leitura: