Olá Vanessa, boa noite. É um gosto enorme poder conhecer-te melhor e apresentar-te aos seguidores deste espaço, para começar, coloco-te esta questão: Como é que a escrita entrou na tua vida?                                                    
Sempre gostei de escrever. Comecei a tentar construir histórias logo na adolescência mas não passaram de experiências inacabadas (risos). A paixão pela escrita era tão forte que decidi tirar a Licenciatura em Comunicação Social e, posteriormente, o Mestrado em Comunicação e Jornalismo. A primeira edição de ‘As Aventuras do Kiko’ surgiu mais tarde e acabou por ser um realizar de um objetivo que tinha desde há muito tempo.

O que é que a escrita mudou em ti, enquanto pessoa?
A escrita, no meu ver, é uma forma de comunicação preciosa. Consegues transmitir melhor emoções, estimular a criatividade e a imaginação, que penso ser fulcral independentemente da idade que tenhamos. Sem dúvida que me ajuda nesses aspetos.

E enquanto escritora?
Profissionalmente é diferente, quer como escritora de livros para crianças, quer no jornalismo. E como é para os outros lerem, e não ficar apenas guardado para nós, acaba por ser algo que exige mais de ti. No entanto, estás sempre em constante aprendizagem. Ninguém sabe tudo, ninguém é perfeito. Portanto, de dia para dia tento sempre melhorar. Acabo por ter que ser mais persistente e tentar não ficar satisfeita com o que fiz, pensando sempre em aproximar-me da perfeição.

COMPRAR LIVRO

Em março de 2018 publicaste o teu primeiro livro, As Aventuras do Kiko. Podes falar-nos um pouco sobre ele? 
‘As Aventuras do Kiko’ têm, como o próprio título diz, o Kiko como protagonista. É um menino como tantos outros, sonhador e muito brincalhão. Nesta edição em que celebra o seu 5º aniversário, o Kiko vai ter uma bela surpresa dos seus pais e dos seus melhores amigos, a Ritinha, a Leonor e o Pedrinho.  Porém, a sua curiosidade e incessante vontade de conhecer o que o rodeia leva-o a viver grandes aventuras. 

É um livro dedicado ao público mais pequeno. O que te motiva a escrever neste género?
Acho que é muito importante incutir o gosto pela leitura e o desenvolver da imaginação desde cedo. Isso aliando com o facto de adorar crianças. O nascimento da minha sobrinha e o ter que inventar histórias para adormecê-la despertou ainda mais este gosto.

Vanessa, falemos um pouco da escrita a nível emocional, o que sentes quando escreve?
É algo que me dá um imenso prazer. É a minha profissão. E há um ditado que diz: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, penso que esta frase diz tudo.

Tens algum ritual de escrita?
Silêncio absoluto. Há colegas que adoram colocar música ou até ter o som da televisão de fundo. Não consigo, tenho que estar completamente concentrada.

Se só pudesses ler um único livro para o resto da tua vida, qual seria o privilegiado?
Essa pergunta é difícil. Confesso que sou uma lamechas, portanto escolheria um livro do Nicholas Sparks.

Que outros trabalhos já realizaste no âmbito da escrita?
Livro é o primeiro e é para continuar com novas edições. Depois o jornalismo. Já tive o privilégio de trabalhar para vários locais que me deram e continuam a dar ferramentas para ir melhorando de dia para dia.

A escrita é para ti, uma necessidade ou um passatempo?
Os dois. Como disse anteriormente, é algo que adoro fazer. Não me vejo sem escrever, sinto necessidade de o fazer com frequência, mas não encaro como trabalho. Tenho a honra de fazer o que gosto.

Quais as tuas perspectivas para o futuro?
Neste momento estou a preparar uma nova edição do livro. Quero continuar a dedicar-me aos livros infantis e espero que corra pelo melhor. Está a ser construído um site com jogos (www.asaventurasdokiko.com) e quero continuar a levar o Kiko às creches e pré-escolas como tenho feito até ao momento. Tenho outros projetos também à volta da personagem mas cada coisa a seu tempo. Podem acompanhar todas as novidades através do site e do Facebook.

Se tivesses de escrever noutro género literário, qual o desafio ao qual te proporias?
Hmm… talvez o romance. Mas para já não está nos planos. (risos)

Descreve-te numa palavra:
Lutadora

PODES CONHECER MAIS SOBRE A AUTORA ATRAVÉS DAS SUAS REDES SOCIAIS