Uma das novidades da Editorial Presença é o livro de não-ficção da autora Lisa Taddeo, Três Mulheres (COMPRAR AQUI), esta obra nasceu de uma pesquisa da autora a várias mulheres e fala-nos do desejo feminino, de como este é vivido, visto e sentido.

É impossível ficarmos indiferentes a esta obra e embora não seja o género literário com o qual estou mais familiarizada, não senti qualquer dificuldade na leitura, pelo contrário, é um livro que se lê com facilidade, é fluído, dinâmico e absorvente.

A autora apresenta-nos três mulheres, Maggie, Lina e Sloane. Estas três mulheres apesar de terem personalidades, gostos, idades e vidas diferentes, possuem algo em comum: o desejo. E é desse desejo, tantas vezes silenciado, tantas vezes escondido, tantas vezes considerado um tabu, que Lisa nos fala.

Maggie é uma jovem de dezassete anos que se envolve com o seu professor de Inglês, Aaron Knodel, um homem casado e mais velho. Lina é uma mulher casada, mãe de duas crianças, que vive num casamento à beira da rutura e assolada por ataques de pânico recorrentes, que após reencontrar Aidan, um velho amigo, inicia uma relação extraconjugal. Por fim, temos Sloane, uma mulher bem-sucedida, que gere um restaurante com o marido, que por sua vez, gosta de a ver a ter relações sexuais com outros homens e mulheres.

Estas três mulheres partilham histórias de vidas intensas, nuas e cruas, onde o desejo erótico surge como catalisador para as suas vivências e mudanças interiores.

Apesar de ser um livro de não-ficção, lê-se como se de um romance se tratasse, contudo, um romance real, sem floreados ou filtros. À medida que avançamos na leitura percebemos que este não é apenas um livro sobre o desejo, mas também somos os traumas a ele inerentes, sobre as suas consequências. Mas acima de tudo, é um livro sobre mulheres, sobre os seus segredos e as suas experiências. Histórias reais com as quais provavelmente já privamos em algum momento.

Uma obra incrível, escrita de uma forma pejada de emoção e excitação, com uma linguagem direta, crua e verdadeira. Um livro que marca o leitor.

Uma leitura: