As Bruxas (COMPRAR AQUI) é um dos títulos daquele que é considerado um dos melhores contadores de histórias do mundo, Roald Dahl. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1983 e conta com ilustrações de Quentin Blake. Recentemente a Oficina do Livro brindou os leitores portugueses com este clássico infantojuvenil numa edição bonita e apelativa.

Narrado pelo Rapaz, um menino de sete anos que ficou órfão e que passou a viver com a avó, uma eximia contadora de histórias que lhe fala sobre as bruxas que odeiam crianças e que vivem em todas as partes do mundo, mas cuja existência é tão secreta que a maioria das pessoas não as deteta.

A avó ensina o neto que se deve proteger das bruxas, seres malvados que querem dizimar as crianças da Terra, para tal, dá-lhe algumas dicas de como detetar uma bruxa e embora estas dicas não pareçam de grande ajuda, o certo é que é graças a elas que o Rapaz irá descobrir a reunião anual das bruxas de todo o mundo no Hotel Magnificient, onde vai passar férias com a avó.

Ao ser descoberto pelas bruxas acaba transformado num ratinho, contudo, neste seu novo corpo, o Rapaz vai viver grandes aventuras, vai destruir a Bruxa-Mor, salvar milhares de crianças, conhecer o Bruno Jerkins, e partir rumo a uma nova missão: expurgar as bruxas do mundo com a avó a seu lado.

Esta avó, de charuto na mão e rechonchuda é uma avó extremamente divertida e meiga que tudo fará para ajudar o neto e que renderá grandes gargalhadas ao leitor.

A narrativa decorre entre a Noruega e o Reino Unido, é uma história irreverente e leve, que diverte o leitor e cujos capítulos curtos tornam a leitura bastante fluída e agradável.

Não apenas para o público mais jovem, mas para os adultos que não têm medo de continuar a sonhar num mundo de fantasia e divertimento.

Uma leitura: