Uma das últimas novidades da editora Alma dos Livros é um livro de factos reais sobre a Segunda Guerra Mundial, uma obra de Miep Gies escrita com o apoio da autora Alison Leslie Gold.

A mulher que escondeu Anne Frank (COMPRAR AQUI) conta a história de Miep, a jovem que ajudou a família de Otto Frank a esconder-se quando a guerra chegou a Amesterdão.

É um relato vivido e emocionante sobre as memórias desta centenária, cuja vida, coragem e força foram determinantes para a família que se refugiou no Anexo quando as suas vidas como cidadãos judeus foram ameaçadas por Adolf Hitler.

Através deste livro temos um conhecimento para lá da Anne e da sua família, narrado por Miep, é possível ao leitor descobrir mais sobre Miep, a sua vida antes e após os Frank.

Desta forma conseguimos nos familiarizar com todos aqueles que estiveram no Anexo e cuja presença de Miep nas suas vidas foi fundamental em tempos de terror nazi. 

Esta é uma autobiografia absolutamente marcante e comovente, com uma linguagem simples, mas direta, que chega ao coração do leitor. 

É do conhecimento de quem me segue que os livros sobre a Segunda Guerra Mundial têm sido as leituras predominantes no decorrer deste ano e este livro não fica atrás dos outros, pelo contrário, o facto de ser uma história real, torna a sua leitura ainda mais crua e poderosa.

O espírito perseverante de Miep, a sua generosidade e coragem para com os seus amigos judeus são elementos que servem de inspiração ao leitor. Miep é a voz de todos aqueles que em tempos de guerra não se acomodaram, não se deixaram intimidar, e mesmo com medo, foram em frente, ajudaram e fizeram a diferença na vida dos outros.

Uma história que todos devem ler, que emociona, inspira e incita à reflexão.

Uma leitura: