Jurema – Guardiã do Conhecimento (comprar aqui) é um livro do autor brasileiro e sacerdote de Umbanda, André Cozta, publicado recentemente. Integra a coleção Sentido Oculto da Chiado Books.

O livro começa com um prefácio de Marina Nagel, Dirigente Espiritual da Casa do Pai Otávio, segue-se a este prefácio, uma apresentação do livro e do conceito pelo próprio autor, e um glossário com os termos mais comummente utilizados na narrativa que se seguiria. 

A obra Jurema está dividida em duas partes sendo que na primeira o autor apresenta o Mistério Jurema e na segunda parte fala-nos da iniciação e preparação do Curumim. 

É importante explicar ao leitor que a Umbanda é uma religião, mas este livro não é apenas para os seguidores dessa mesma religião, mas para todo aquele movido pelo desejo de conhecimento.

A Mãe Jurema (ou Cabocla Jurema) é a imagem da Umbanda, considerada um Poder Planetário, cuja força está assente na Natureza. Jurema é, tal como indica o título eleito pelo autor, a Guardiã do Conhecimento e esse conhecimento é, sem dúvida, essencial ao ser humano, essencial para a sua vida, essencial à sua existência. 

A obra é narrada na terceira pessoa em forma de fábula, não é uma obra complexa, embora requeira atenção da parte do leitor, uma vez que envolve conceitos desconhecidos para muitos, sobretudo para os que nunca tiveram qualquer contacto com a religião. 

A linguagem escolhida pelo autor para este livro é simples e direta. A mensagem que o autor pretende transmitir chega com facilidade ao leitor. 

Este livro é voltado para os umbandistas, contudo, pode ser lido por qualquer outra pessoa porque permite ao leitor uma viagem que incita à reflexão interior.