Geração Espontânea (COMPRAR AQUI) é uma novidade recente publicada Editorial Bizâncio, da autoria de Margarida Brum.
Este livro acompanha mais do que uma geração e tem inicio aquando do falecimento de Mercedes, avó de Sara. Sara narra esta história desde os tempos em que Mercedes era apenas uma menina, até à idade adulta, quando casou e acabou por seguir um rumo diferente do esperado, mudando-se para Monte Gordo, onde criaria o filho, pai de Sara, e onde os seus netos acabariam por nascer.
Sara faz um relato pejado de emoção, arguto e intenso. A par de Sara, conhecemos Carolina, a sua melhor amiga de infância. Se Sara permanece em Monte Gordo e se limita a deixar viajar a sua mente para lá das paredes do seu lar e da cidade onde nasceu, Carolina viaja pelo mundo e regressa ao encontro da amiga, sempre, recordando os tempos antigos.
Os capítulos não são longos e tornam a leitura fluída. Ao longo das mais de quatrocentas páginas desta obra vamos conhecendo a história de toda uma família e de várias gerações.
Desde as minas onde trabalhava o pai de Mercedes, à traição do seu marido, à primeira comunhão de Sara, da vida no hotel onde o pai desta trabalhava, dos negócios da família.
Este é também um relato de culturas, tradições e gentes.
Uma narrativa bem construída com personagens divertidas, sinceras e reais, que nos mantêm agarrados da primeira à última página.
Um livro que me marcou mais do que eu julgava ser possível. Uma autora portuguesa que me conquistou e que certamente irei acompanhar.
Uma leitura:
0 Comentários