Ghost de Jason Reynolds (COMPRAR AQUI) é um dos mais recentes livros publicados pela Fábula, que integra a coleção Estrelas da Literatura Juvenil.


Nesta história conhecemos Castle Cranshaw, um adolescente problemático, que vive com a mãe, que trabalha numa cantina de um hospital e se esforça diariamente para lhe dar o melhor. O pai está na cadeia por violência contra ambos e Castle, ou Ghost, alcunha que deu a si próprio, quer ser o melhor jogador de básquete do mundo. 

Aficionado pelo seu livro de recordes do Guiness, é entre este livro e as sementes de girassol que constantemente ingere, que passa o seu tempo.

Quando num dia aborrecido como outro qualquer, assiste aos Defenders, uma equipa de atletismo a fazer treinos, resolve mostrar as suas capacidades e logo surpreende o treinador da equipa que o recruta sob uma condição, Ghost não poderá envolver-se em mais problemas

Mas nem tudo é fácil para este jovem, sendo frequentemente criticado por um rufia da escola, não consegue evitar dar-lhe uma tareia que quase o leva a ser suspenso em menos de vinte e quatro horas após o acordo com o treinador. 

Ghost quer ser o melhor, e com o treinador e a sua nova equipa, vai descobrir a paixão pelo atletismo e vai compreender que não pode fugir do passado, nem de quem ele é, mas poderá sempre correr em direção à pessoa que se quer tornar, e esta é, sem dúvida, a mensagem mais bonita desta obra.

Uma narrativa que nos cativa, bem estruturada e aliciante. Uma história narrada pelo próprio Ghost, que com a sua jovialidade nos transmite alegria, mas também nos ensina, à medida que o vamos acompanhando nesta nova jornada.

Uma leitura: