A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides (COMPRAR AQUI) é um thriller psicológico publicado este mês pela Editorial Presença.
Bestseller Nº1 do New York Times e do Sunday Times, esta obra tem sido muito aclamada e está, inclusivamente, a ser adaptada para o cinema, numa produção norte-americana.

Esta história segue a famosa pintora Alicia Berenson, condenada pelo homicídio do marido, Gabriel, com cinco tiros na face. Depois do sucedido, Alicia permanece em silêncio, adensando o mistério por detrás do crime e aguçando a curiosidade da opinião pública, pelo crime em si e pelos seus trabalhos que, imediatamente, alcançam um mediatismo incrível.

É no meio deste caos que surge Theo, um psicoterapeuta decidido a ajudar Alicia. Theo começa a acompanhá-la e a narrativa é narrada em primeira pessoa pelo próprio Theo, sendo que é, em alguns momentos, intercalada pela narração da Alicia, através do seu diário pessoal.

Desta forma, conseguimos conhecer melhor o psicoterapeuta, inclusive, os seus fantasmas do passado e a sua relação um pouco conturbada com a mulher, Kathy, e vamos deslindando mais sobre a própria Alicia.

É extraordinário que o autor tenha escrito uma obra onde a protagonista se mantêm em silêncio praticamente durante toda a narrativa, mas ainda mais extraordinário é que durante a leitura não conseguimos sequer ter um palpite sobre o que realmente terá motivado Alicia a matar o marido e a permanecer durante tantos anos em silêncio.

Este é um thriller soberbo e a linguagem simples e clara do autor, conferem fluidez à leitura, tornando-a agradável, mas acima de tudo, tornando este livro impossível de largar.

Surpreendeu-me totalmente, quer pelo mistério bem doseado, quer pela escrita de Alex, quer pelo final inesperado. Um livro que marcará certamente as leituras de 2019.


Sobre o autor

Alex Michaelides nasceu no Chipre, em 1977, sendo filho de pai grego e mãe inglesa. Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge, e tirou o mestrado em Escrita de Argumentos para Filmes no American Film Institute, em Los Angeles. Este seu primeiro romance, cujos direitos estão vendidos para 42 países, está a ser adaptado ao cinema, numa grande produção americana. Vive em Londres. Reino Unido.


Uma leitura: