Na Semana Santa, iniciei a leitura de uma obra que, sem saber, me marcaria profundamente. A leitura não estava programada e foi mera coincidência ter dado inicio à mesma na véspera do dia de Páscoa, no entanto, foi uma coincidência tremendamente satisfatória.

JESUS de Rodrigo Alvarez (COMPRAR AQUI) é o título da edição portuguesa da biografia daquele que é considerado o homem mais amado da História. O autor de nacionalidade brasileira já publicou outras obras de cariz biográfico como é o caso de Maria, onde a história da mãe de Jesus é partilhada com o leitor, no entanto, JESUS foi a minha estreia com o autor.

Para escrever este livro, Rodrigo Alvarez percorreu os lugares históricos que são símbolo não apenas de Jesus, mas de toda uma religião e, baseando-se, quer em fontes bibliográficas recentes, quer em fontes mais antigas, apresenta ao leitor uma biografia comovente sobre Jesus. 

Esta obra não pretende ser para um grupo especifico de pessoas desta ou daquela religião, porque aquilo que o autor escreve e dá a conhecer ao leitor é mais do que a história de Jesus, é a história de um povo e de um homem que o ensinou a amar, que o ensinou a ter fé e a acreditar. Não é uma obra que pretende levantar suspeitas ou teorias, nem tampouco criar dúvidas na cabeça do leitor, uma vez que o autor tem uma escrita imparcial e não impõe as suas crenças ao leitor em momento algum. 

A narrativa é dividida em quatro partes e todos os capítulos são acompanhados por belíssimas pinturas que ao longo de milhares de anos marcaram a sociedade, representações únicas de Cristo, da vida de Cristo e de outros tantos momentos marcantes na história da Cristandade.

Foram inúmeros os momentos em que me emocionei no decorrer da leitura. Talvez por ser crente em Jesus, ou talvez pela escrita tão simples, mas tão poética do autor, certo é que esta obra me conquistou. 

Este ano tenho-me dedicado a leituras mais sérias e este livro é um excelente exemplo disso, mesmo os mais céticos não lhe ficarão indiferentes, uma vez que a história retratada nesta obra é uma história que independente das nossas crenças, tem sido passada de geração em geração e tal como sugere o subtítulo da obra que figura na capa (muito bela, por sinal), dividiu a história da Humanidade em antes e depois. 

No decorrer da leitura são várias as notas que o autor nos dá e as passagens bíblicas estão devidamente identificadas no final do livro, no entanto, não é necessário estarmos acompanhados de uma Bíblia para fazer esta leitura, uma vez que o autor com uma escrita muito coesa e acessível, nos dá conta de todos os factos através de informações claras e precisas.

Esta é uma escrita "visual" porque enquanto lemos é possível visualizarmos a história e mergulharmos profundamente nas palavras do autor.

JESUS é um livro marcante, rico em detalhes e de um conhecimento magnifico, que ensina, que cativa, que serve de reflexão e onde o amor é, à semelhança de Jesus Cristo, a figura principal.


Sobre o autor
(fonte: Facebook oficial do autor)


Rodrigo Alvarez nasceu no Rio de Janeiro e passou os últimos catorze anos entre São Paulo, Nova Iorque, São Francisco, Jerusalém e Berlim, como correspondente da TV Globo, destacando-se na cobertura do conflito israelo-palestiniano.
Atualmente vive em França, onde se dedica à escrita. 

Publicou vários livros no Brasil, entre os quais estão os bestsellers: Humano Demais, Aparecida e Maria, editado em Portugal em 2016.



Uma leitura: