Seafire (COMPRAR AQUI) da autoria de Natalie C. Parker é uma obra do género fantástico, publicada recentemente em Portugal pela Topseller. Depois do sucesso que fez em outros países, aquela que é denominada "a leitura mais aguardada do ano" chegou às prateleiras portuguesas com a promessa de surpreender os leitores. E fê-lo, com mestria.

A história é narrada em terceira pessoa e começa no passado, sendo que no primeiro capítulo temos, imediatamente, um avanço de quatro anos. 

Através de uma narrativa coesa e bem estruturada, somos apresentados à tripulação do Mors Navis, o navio de Caledonia e da sua amiga, Pisces, duas jovens que procuram vingar a morte dos pais às mãos de Aric Athair, um temível senhor da guerra.

Esta tripulação é constituída por cinquenta e duas mulheres, guerreiras e fortes de espírito. Uma espécie de lufada de ar fresco na literatura do género que nos traz, normalmente, protagonistas masculinos. Estas, no entanto, são mulheres, e num mundo em que tanto se debate a igualdade género, este livro veio mesmo a tempo de nos brindar com protagonistas intrigantes e poderosas.

Este é um livro que nos mostra a importância de aprendermos a confiar no próximo. Entre lutas brilhantemente descritas e aventuras de tirar o fôlego, se outrora, Caledonia depositava a sua confiança, tão somente nas suas irmãs, a família que "criou" a bordo do Mors Navis, é quando precisa de confiar num dos homens de Aric Athair, o mesmo homem que salva a vida à Pi, que tudo pode mudar. 

Com a dose certa de aventura, batalhas e, com um foco sobre temas como crianças obrigadas a servir uma pessoa, mantidas numa espécie de cativeiro, pelo uso da violência e das drogas, estes são alguns dos pontos que devo ressaltar a favor desta obra.

A mesma terá uma continuação, mas por agora, resta-nos saborear esta leitura e, claro, demorar-mo-nos mais um pouco neste navio, ao lado da Caledonia, deixando-nos absorver pela sua coragem e ousadia.

Outras novidades relacionadas