O Segredo de Liberum de Susana C. Júdice é o segundo livro de uma trilogia fantástica. 

Nesta obra, acompanhamos a heroína Gweniver de Essentia, numa nova vida, calma, pacata, onde predomina o amor. No entanto, como nada é perfeito, as escolhas do seu passado atormentam-na e trazem uma grande reviravolta à sua vida, levando-a novamente embarcar em aventuras e a ultrapassar obstáculos, colocando Gwen à prova.

O que mais me surpreendeu neste livro, para além da sua história, foi a escrita escorreita e fabulosa da autora, que nos brinda com uma obra cuidada, com uma narrativa bem-estruturada e uma história cheia de potencial. Com uma protagonista feminina que se afirma, guerreira, imponente.

Não se dá grande destaque aos autores do género fantástico em Portugal, o que é uma pena, pois a Susana traz-nos um livro maduro, com uma narrativa vibrante e dinâmica. 

É um livro que nos mantém agarrados até à última página, sempre com o coração a pulsar de ansiedade pelo que virá depois. 

No fim, há uma sensação maravilhosa, a tal que sentimos sempre que fechamos um bom livro, um misto entre a satisfação e o desejo de ler mais, conhecer mais. Assim espero pelo terceiro, ansiosa e fazendo votos de que Liberum seja um sucesso (maior do que já é).